O primeiro trem da Linha 17-Ouro do monotrilho foi apresentado nesta sexta-feira, dia 25 de março de 2022, em um evento on-line entre o Governo de São Paulo e a BYD, fabricante da composição.
A BYD além de fabricar a nova composição, também será a responsável pela implantação dos sistemas da linha que vai ligar o Aeroporto de Congonhas até à estação Morumbi do sistema de trens metropolitanos.
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A encomenda do governo estadual junto à BYD contempla a fabricação de 14 composições com 5 carros. Elas irão percorrer os 8,3 km de vias cortando boa parte da Avenida Jornalista Roberto Marinho, na Zona Sul da cidade de São Paulo. O intervalo médio entre os trens deve ser de 3 minutos e a estimativa é que cerca de 165 mil pessoas utilizem o sistema diariamente.
O trem
O projeto do novo trem foi produzido pela BYD, utilizando como base o SkyRail. A empresa comprometida com o projeto, construiu uma via exclusiva de testes de 800 metros para os testes dos novos trens em sua fábrica na China.
O novo trem não terá a presença de um condutor, sendo que o mesmo possui um sistema que permite a sua movimentação de forma automática, o Unattended Train Operation (UTO). Esse sistema possuí as mesmas características dos trens que operam nas linhas 4-Amarela e 15-Prata (monotrilho).
Segundo estimativa do Governo de São Paulo, o trem “cabeça de série”, nome dado para a primeira composição construída, será enviado ao Brasil no final do ano, iniciando a sua operação sem passageiros no início de 2023.
Enquanto a fabricação dos outros trens segue e os testes com o “cabeça de série” seguem na China, a BYD dará início no Brasil, a implantação dos sistemas de vias.
A Linha 17-Ouro deve entrar em operação plena até meados de 2024.