22.5 C
São Paulo
domingo, fevereiro 25, 2024

Campinas: Nova versão do Cittamobi Acessibilidade facilita deslocamento de pessoas com deficiência visual

As pessoas com deficiência visual já contam com mais recursos tecnológicos para apoiar a utilização do transporte coletivo e seus deslocamentos em Campinas. O prefeito Dário Saadi apresentou, nesta quarta-feira (23/03), as novas funcionalidades do aplicativo Cittamobi Acessibilidade, desenvolvido pela empresa Cittamobi. O lançamento em Campinas tem o apoio da Prefeitura, da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e das secretarias municipais de Transportes e de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, que buscam tornar a mobilidade urbana e o transporte público mais inclusivos.

O Cittamobi convencional está disponível no município desde 2015 e é utilizado pelos usuários do transporte coletivo para acompanhar os horários dos ônibus em tempo real e itinerários das linhas. A versão acessível foi lançada no mesmo ano e agora ganha novos recursos, que vão além da utilização do transporte público, qualificando a mobilidade do usuário desde o embarque, passando pela viagem de ônibus e desembarque até o deslocamento a pé ao destino.

“Essa ferramenta é um grande avanço, traz liberdade e dignidade para as pessoas com deficiência visual que utilizam o transporte público e dá mais autonomia para que elas se desloquem pela cidade com segurança”, destacou o prefeito Dário Saadi.

O Cittamobi Acessibilidade conta com assistente de voz e recebe interações por áudio ou pela tela. Além da consulta aos pontos de ônibus, horários e itinerários das linhas, a nova versão sugere as melhores rotas de deslocamento, seja via ônibus ou caminhando; e emite alertas sonoros sobre obstáculos existentes no percurso. A ferramenta reconhece mais de 400 comandos de voz.

Nesta primeira etapa, a nova versão está disponível gratuitamente para usuários do sistema Android, na Google Play. Basta instalar no smartphone, buscando por “Cittamobi Acessibilidade” ou atualizar o aplicativo já instalado anteriormente. Futuramente, a atualização será disponibilizada para usuários do sistema iOS (App Store).

Também participaram da live de apresentação o presidente da Emdec, Vinícius Riverete; os secretários municipais Fernando de Caires (Transportes); Vandecleya Moro (Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos); e os representantes da Cittamobi Bruno Reis (Relações Institucionais) e Luiz Eduardo Porto Mariz, engenheiro de software que possui deficiência visual e desenvolveu a versão acessível do aplicativo.

“Trata-se de mais uma ferramenta inovadora pensada para a população e que promove autonomia para pessoas cegas, com foco principal na utilização do transporte público coletivo”, destacou o presidente da Emdec.

Para o secretário de Transportes, “não seria demais mudar o nome do aplicativo para Cittamobi ‘Liberdade’, pois ele aumenta a autonomia das pessoas com deficiência visual em seus deslocamentos e no uso do transporte público. E se soma às recentes iniciativas para qualificar o transporte público, como a implantação de novos abrigos na cidade”, disse Caires.

A secretária de Assistência Social ressaltou que “estamos trabalhando com afinco para garantir que Campinas seja uma cidade inclusiva e acessível. Políticas públicas efetivas que garantam acessibilidade para todas as pessoas só são possíveis com trabalho conjunto. Essa gestão tem a sensibilidade de olhar para aqueles que mais precisam e incentivar ações que garantam direitos”.

Mariz demonstrou as funcionalidades da ferramenta durante a cerimônia. “Quando pensei no aplicativo, estava há 40 minutos esperando o ônibus no ponto. Ou seja, o Cittamobi Acessibilidade surgiu das necessidades de um cego, que são semelhantes às de todos os outros do país. Fico feliz de contribuir para que o segmento tenha uma melhor mobilidade, utilizando o transporte público ou andando a pé”, ressaltou o desenvolvedor.

Conheça os novos recursos do Cittamobi Acessibilidade:

  • Roteirizador (“Ir Para” e “Andar Até”): ao informar o local de destino, o usuário ouve as sugestões de rotas de ônibus (linhas disponíveis e previsão de chegada) ou de trajetos a pé. Se optar pelo transporte público, o aplicativo indica o percurso restante após o desembarque.
  • Obstáculos: permite configurar alertas sonoros para obstáculos existentes no trajeto (orelhão, buraco, lixeira, bueiro, galho de árvore, outros). O aviso é emitido pelo Cittamobi a partir de 30 metros de distância do obstáculo.
  • Radar: ao indicar um endereço, o usuário é orientado pela assistente de voz sobre a direção do trajeto. Um alerta sonoro é emitido em caso de erro na rota.
  • Pontos próximos e Favoritos: com base na localização do usuário, o aplicativo indica os pontos de ônibus mais próximos. O usuário poderá marcar os mais utilizados como favoritos para rápido acesso.
  • Seus Locais: permite que o usuário salve locais onde passa com frequência (casa, trabalho), facilitando a autolocalização.

Outros recursos disponíveis desde a primeira versão são a consulta às linhas que realizam embarque e desembarque no ponto, horário em que os ônibus atendem ao ponto selecionado e o momento da chegada do veículo; aviso sonoro para indicar o momento exato em que o passageiro deve descer do ônibus, com base no local de destino; descrição dos locais por onde o ônibus está passando ao longo do trajeto; e busca por veículos adaptados para cadeirantes.

Histórico

O aplicativo Cittamobi foi implantado em Campinas em agosto de 2015 pelas empresas concessionárias do transporte público e pela Transurc, com gestão da Emdec. Presente em mais de 300 cidades de 16 estados do país, o aplicativo Cittamobi soma 55 mil ônibus monitorados, mais de 15 milhões de downloads e 14 milhões de acessos mensais. Em Campinas, foram contabilizados, ao longo de 2021, mais de 170 mil usuários ativos, 9,2 milhões de acessos e 102 mil downloads.

O Cittamobi Acessibilidade foi implantando pela primeira vez em Recife, em abril de 2014. Em Campinas, a versão acessível foi apresentada em setembro de 2015; e agora ganha novas funcionalidades.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS