Bilhetes QR Code ultrapassam a marca de 120 milhões de passagens utilizadas

Lançado em dezembro de 2020, o bilhete unitário QR Code para os Transportes Metropolitanos atingiu a marca de 120 milhões de passagens utilizadas. Pouco mais de um ano desde o início da modernização do sistema de bilhetagem, diversas melhorias foram implantadas para agilizar os processos de compra e facilitar o acesso às catracas pelos passageiros.

Entre os aperfeiçoamentos realizados estão a mudança da gramatura do papel, nova iluminação em determinadas estações do Metrô e CPTM, aumento do número de ATMs, atingindo a marca de 800 máquinas de autoatendimento e o cadastramento para compra de passagem unitária em dinheiro ou cartão em mais de 8 mil pontos de vendas espalhadas por toda São Paulo e Região Metropolitana. Outro investimento importante foi o aumento do número de técnicos para manutenção preventiva e rápida das ATMs.

O Bilhete Digital QR Code é uma das transformações digitais que vieram com a plataforma TOP. Abaixo, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos listou alguns pontos importantes desta nova forma de passagem presente nas estações do Metrô e da CPTM, e, em breve, em ônibus da EMTU.

Dicas de uso do bilhete digital QR Code e como comprá-lo fora das estações:

  • Cada Bilhete Digital QR Code é válido para 1 embarque;
  • O Bilhete Digital QR Code não tem prazo de validade;
  • No caso do bilhete impresso, é recomendável não guardar por muito tempo, pois a impressão é térmica e sofre desgaste diário;
  • É importante que o bilhete impresso não seja amassado, dobrado, rasgado ou molhado. O correto armazenamento garante a passagem sem erro nas catracas;
  • Sempre que aproximar o QR Code do leitor na catraca, coloque a mão por cima do papel para aumentar a iluminação de baixo para cima no bilhete;
  • Caso o passageiro precise fazer a reimpressão da sua passagem nas ATMs, basta ter o ID do QR Code. Dica importante: sempre fotografe o bilhete digital QR Code para ter salvo o ID;
  • Buscar sempre os canais oficiais TOP para compra do Bilhete Digital QR Code. São eles:
  1. WhatsApp pelo número (11) 3888-2200;
  2. 800 ATMs espalhadas por todas as estações do Metrô e da CPTM;
  3. Apliativo TOP – disponível para os sistemas Android e iOS, que pode ser baixado rapidamente no Google Play ou na Apple Store, sendo necessário apenas fazer cadastro e criar senha de acesso;
  4. 8 mil pontos comerciais que podem ser visualizados no site.
  • Para os bilhetes comprados pelo aplicativo TOP, é recomendável salvar os bilhetes na galeria de fotos do celular, assim pode usá-lo mesmo quando o celular estiver sem acesso à internet;
  • Quando for passar o Bilhete Digital QR Code direto da tela do celular na catraca, coloque a iluminação em 100%.

Mais informações sobre o TOP podem ser obtidas no site ou por WhatsApp (11) 3888-2200, com atendimento 24 horas em todos os dias da semana.