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sexta-feira, abril 19, 2024

Como São Paulo se tornou referência em transporte público no Brasil e o que ainda precisa melhorar

O transporte público tem um papel fundamental no dia a dia dos brasileiros, mas ainda é desafiador atender toda a população com serviços de qualidade e segurança. No entanto, algumas práticas têm colocado algumas cidades do Brasil em destaque, como é o caso de São Paulo que, pelo segundo ano consecutivo, comemora o título de cidade mais inteligente e conectada do Brasil, segundo o Ranking Geral do Connected Smart Cities 2021.

É inegável que capital paulista tem um sistema de transporte complexo, composto por uma grande extensão de trens, metrôs, rodoviárias e aeroportos. Além disso, a diversidade de modais existentes na cidade são referência para o país, embora ainda insuficiente para atender a demanda da população. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), São Paulo tem uma extensão de 667,1 quilômetros de ciclovias/ciclofaixas, o que já contribui para a redução de emissão de poluentes e para a redução de circulação de carros individuais na metrópole.

A cidade também conta com um grande investimento em tecnologia e inovação no setor do transporte, desde os pagamentos da tarifa por aplicativos, até projetos que estão em vigor para implementar ônibus elétricos na cidade. O uso de recursos tecnológicos intensifica a melhoria da experiência dos usuários, além de agir de forma preventiva quando o assunto é preservação ambiental.

De acordo com a pesquisa realizada pela Alelo, empresa de benefícios e soluções empresariais, em parceira com o IBOPE Conecta, 73% dos brasileiros preferem pagar as passagens de ônibus urbanos e metropolitanos, trem e metrô por meio do aplicativo do celular, revelando que o usuário está inserido na transformação digital e quer usar isso para melhorar sua rotina. Pagamentos por QR Code, e Pix já são uma realidade em diversos setores da economia, e no transporte público não é diferente. A cidade de São Paulo é uma das primeiras do Brasil a disponibilizar esse recurso de diversificação nos meios de pagamento no transporte público.

Apesar de grandes avanços, o paulistano ainda não consegue se livrar do trânsito. Ainda há uma grande quantidade de veículos individuais circulando pela cidade, resultado de uma cultura de incentivo ao consumo da indústria automobilística e a falta de estímulo para que o cidadão prefira o transporte coletivo. Obviamente, o problema é complexo e não depende apenas de campanhas de conscientização – é preciso oferecer serviço de qualidade, seguro e eficiente para que o trabalhador opte por deixar o carro na garagem.

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    Rodrigo Petronihttps://www.sppass.com.br/
    Rodrigo von Uslar Petroni é CEO e cofundador da UPM2, startup paulista que desenvolve tecnologias disruptivas para smart cities.

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