Motoristas de ônibus de Jundiaí recebem aprovação da maioria dos usuários

O índice geral de satisfação dos usuários do transporte coletivo de Jundiaí em relação ao serviço prestado pelos motoristas ultrapassa 50%. Sobre a avaliação dos profissionais, três dos quatro itens questionados, em pesquisa da consultoria APPC, tiveram como respostas “muito bom” e “bom”. Condução segura e cordialidade com os passageiros estavam entre os aspectos avaliados.

O estudo, para medir a satisfação de quem usa o transporte da cidade, vai auxiliar as ações do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Ao todo, 400 usuários foram ouvidos nos sete terminais urbanos.

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  • Ao serem questionados, 71% disseram aprovar o atendimento às solicitações de parada. No quesito condução segura, a aprovação chega a 59% e a cordialidade com os passageiros a 57%. Já a frenagem, 42% aprovam e 36% consideram regular. O estudo completo está no site da Prefeitura de Jundiaí.

    A estagiária Ester Regina Marques usa o transporte coletivo cinco dias por semana e diz que os motoristas são atenciosos e educados. “Eles respeitam os horários, param corretamente no ponto e tratam bem as pessoas”, explica ela, que faz o trajeto do Terminal Hortolândia ao Terminal Cecap.

    A opinião do analista Alfredo do Amor Divino Júnior, que também usa o transporte coletivo diariamente, é semelhante: “Os motoristas são educados e sempre atendem às solicitações de parada para descer do ônibus. Não tenho problemas com eles.”

    Capacitação e reconhecimento

    Nas ruas da cidade, motoristas ganham a simpatia do usuário e são elogiados graças ao bom serviço prestado. É o caso do Divino Luiz Lindolfo, conhecido por sua educação e carisma, que trabalha em diferentes linhas da cidade. Caso também do motorista Rogério Valim, que trabalha na linha 523 Jardim Paulista, e atende, entre outros, assistidos do Instituto Luiz Braille, no Anhangabaú. Conheça abaixo a história dos dois:

    Qualificar a prestação do transporte coletivo passa, prioritariamente, pelo treinamento dos motoristas, garante o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. “Mesmo com os investimentos constantes em novos ônibus e mais conforto para o usuário, sabemos do papel central do motorista nesse trabalho diário”, afirma. “Por isso, o profissional também recebe investimentos, como é o caso do programa Bom Motorista, que, através de diferentes atividades, busca elevar a qualidade na prestação do serviço com a capacitação dos profissionais e que terá novas turmas a partir de fevereiro.”

    Aloysio também lembra da atividade “Sentindo na Pele”, realizada ano passado durante a Semana Nacional de Trânsito, que levou os motoristas a vivenciar as dificuldades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no dia a dia.

    Acesse os demais dados disponíveis sobre a pesquisa no site da Prefeitura de Jundiaí.