Prefeitura de Vinhedo implanta novos itinerários e horários do transporte coletivo

Alterações buscam garantir mais comodidade aos usuários

51
Mov Vinhedo
Foto: Divulgação/Prefeitura de Vinhedo

A Prefeitura de Vinhedo e a concessionária MoV (Mobilidade Vinhedo) definiram a nova rede de linhas para o transporte coletivo. Os novos horários e itinerários serão implantados a partir do dia 22 de janeiro, em caráter experimental, pelo prazo de 90 dias.

O trabalho técnico foi coordenado pela Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana de Vinhedo por intermédio de uma comissão criada especialmente para avaliar a adequação operacional da malha e os custos, uma vez que ocorreram mudanças nos hábitos dos passageiros durante o período de pandemia. Para ampliar o atendimento e dar conforto aos passageiros, mais um veículo foi incorporado à frota.

A nova rede irá operar com sete linhas e 11 veículos, além de dois que ficarão como reserva. Um exemplo de mudança positiva será a inclusão de pontos importantes que não estavam contemplados em todas as linhas, como o Distrito Industrial, Vida Nova II, as casas assistenciais CEIVI, Larcab, APABEX, Jardim Melle, Jardim Santa Cândida e Morada do Sol.

“As principais linhas, as de maior demanda de passageiros, ganharam mais opções de horários e trajetos mais rápidos para maior comodidade dos usuários”, destacou o diretor de mobilidade, Jefferson Torso.

A reorganização da malha de transporte foi necessária por causa da diminuição do número de passageiros no período da pandemia. De 120 mil passageiros previstos em contrato para utilizar o transporte público ao mês, a concessionária passou a transportar 40 mil.

Embora as restrições sanitárias tenham diminuído e a maioria dos setores tenham retomado as atividades, a quantidade de passageiros ainda não voltou ao normal. Cerca de 80 mil usuários ao mês, entre tarifa inteira e meia tarifa, deixaram de utilizar o transporte urbano, conforme apontam os números registrados em dezembro do ano passado.

Somente duas linhas municipais, a 406 e a 409, transportam mais de 1,5 mil passageiros ao dia. Em contrapartida, todas as outras somadas têm demanda inferior a 700 pessoas em dias úteis. “Por isso, entendemos ser necessário realizar o equilíbrio que contemple as necessidades dos usuários com um serviço de maior qualidade. Vamos fazer a implantação em caráter experimental e, se ao final dos 90 dias a adesão for boa, temos a intenção de ampliar este novo modelo”, destaca Torso.

Integração temporal gera economia

Outra medida implantada pela Prefeitura de Vinhedo e que trouxe economia aos usuários é o Bilhete Único. Em dezembro de 2021, mais de 1,9 mil usuários puderam se beneficiar com a integração temporal que é custeada integralmente pelo município.

O Bilhete Único permite a integração de duas ou mais linhas de ônibus num período de uma hora e meia, em um mesmo sentido. O portador do cartão eletrônico pode embarcar em qualquer ponto de ônibus, pegar um segundo ou terceiro veículo com o pagamento de apenas uma passagem para chegar ao seu destino.

Deixe seu comentário