Trem da ViaMobilidade abre portas do lado errado na Linha 8-Diamante

2292
Trens da Linha 8-Diamante
Foto: Divulgação

Mais um erro de procedimento operacional cometido por profissionais da ViaMobilidade Linhas 8 e 9 foi visto essa semana.

Um trem abriu as portas do lado inverso na Estação Quitáuna, da Linha 8-Diamante, na manhã desta segunda-feira, dia 17 de janeiro de 2021.

A ViaMobilidade, do Grupo CCR, venceu o leilão de concorrência das linhas 8 e 9 e será responsável pela operação e administração dos dois ramais por 30 anos. Oficialmente, essa administração começa no dia 27 de janeiro, no entanto, desde o ano passado, maquinistas da concessionária já atuam sozinhos nas composições.

O momento desta ocorrência foi gravado e publicado em uma rede social. Veja abaixo:

Vídeo: Fabiana Oliveira/Facebook/Redes Sociais

O Mobilidade Sampa entrou em contato com a CPTM, que apesar de não ter mais funcionários atuando na Linha 8-Diamante, responde pela setor de comunicação deste ramal e a empresa nos retornou com a seguinte nota:

“Às 8h06 desta segunda-feira, 17 de janeiro, um trem apresentou falha, abrindo as portas do lado oposto à plataforma na estação Quitaúna da Linha 8-Diamante. A equipe técnica atuou para normalizar o trem que voltou a circular sem outra intercorrência. Não houve feridos.

A partir do dia 27 de janeiro, a operação, manutenção, conservação e melhorias das linhas 8-Diamante e 9-Esmeraldade de trens metropolitanos passam a ser responsabilidade da ViaMobilidade Linhas 8 e 9. A concessionária venceu o leilão realizado pelo Governo do Estado em abril de 2021. Ao longo dos próximos 30 anos, as linhas 8 e 9 receberão novas composições, terão as estações modernizadas, além de ter uma série de mudanças estruturais exigidas em contrato.

A transição da operação entre CPTM e ViaMobilidade Linhas 8 e 9 teve início após a assinatura do contrato, no começo do segundo semestre de 2021 e, desde então, reuniões de consultoria, transferência de funções e treinamentos de equipes têm sido realizados dentro do processo de incorporação das linhas. Estas atividades se intensificaram no último bimestre e são supervisionadas pelo governo do Estado de SP, e por auditoria independente, obedecendo as normas contratuais que são transparentes e públicas.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), CPTM e ViaMobilidade Linhas 8 e 9 reafirmam seu compromisso com a segurança e, por isso, têm trabalhado de forma intensa e conjunta para uma transição tranquila e segura. Tudo para preservar os ativos patrimoniais e atender todas as cláusulas regulatórias previstas em contrato, e principalmente, cumprir com a prestação de um serviço sustentável e de respeito aos passageiros.

Leia também

Deixe seu comentário