15.2 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

CPTM inicia operação automática dos trens da Linha 13-Jade

A CPTM começou a utilizar o sistema ATO na Linha 13-Jade, entre Engenheiro Goulart e Aeroporto-Guarulhos. A informação foi dada pelo presidente da companhia, Pedro Moro, em uma rede social.

O ATO (Operação Automática dos Trens) permite que as composições recebam comandos diretamente do Centro de Controle Operacional (CCO), como o controle da velocidade, parada programada na estações e a abertura e o fechamento de portas. Além disso, o sistema permite a possibilidade de autorregulação do carrossel quando há necessidade. Na prática, isso significa que o CCO por meio do ATO consegue “atrasar” ou “adiantar” um trem para que todos os demais operem de forma regular, interferindo o mínimo possível no intervalo entre eles.

“Foram meses de trabalho para implantação do ATO nas vias, servidores do CCO, painéis de controle e console para a conexão com os trens. É um feito inédito da nossa operação, que vai ficando cada dia mais moderna, trazendo também conforto aos passageiros”, destacou Pedro Moro.

Por enquanto, o sistema está disponível apenas no trecho regular da Linha 13-Jade. O Expresso-Aeroporto segue operando com o antigo sistema, já que opera compartilhando vias com outras linhas da CPTM após Engenheiro Goulart até chegar à estação Luz.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS