Rodovia dos Tamoios contará com operação especial para Natal e Ano Novo

Durante as festas de fim de ano, a Operação Verão Seguro estará em funcionamento. A sinalização utilizada na Operação Descida permanecerá montada até meados do mês de janeiro podendo operar com 2 pistas sentido litoral (configuração de Operação Descida), ora com 2 pistas sentido São José dos Campos (configuração normal da pista). A ação será divulgada nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) da rodovia e no Twitter @Tamoios099 e ocorrerá mediante a demanda de fluxo da rodovia.

Em caso de necessidade, veículos extras (guinchos) serão colocados à disposição dos usuários que, junto com o aumento de efetivo, irão suprir o aumento de demanda por serviços. Nas praças de pedágio, a Operação Papa Filas também poderá ser acionada.

As obras realizadas no trecho de Serra estão interrompidas ficando uma equipe de manutenção de prontidão para eventuais emergências. O retorno destas atividades está previsto para o dia 5 de janeiro. As obras cotidianas poderão acontecer condicionadas ao fluxo de veículos.

Durante todo o período, os canais de comunicação da concessionária veicularão mensagens de orientação e prevenção ao Covid-19.

Para o feriado de Natal, não será permitido o tráfego de veículos de carga nos seguintes horários:

  • Sentido Litoral: sexta-feira (24) das 16h à meia-noite e sábado (25) das 8h às 12h;
  • Sentido São José dos Campos: sexta-feira (24) das 13h à meia-noite, sábado (25) da meia-noite às 23h e domingo (26) das 15h às 23h.

Cerca de 257 mil veículos deverão trafegar pela rodovia dos Tamoios entre os dias 17 e 26 de dezembro de 2021.

Para o feriado de Ano Novo, não será permitido o tráfego de veículos de carga nos seguintes horários:

  • Sentido Litoral: sexta-feira (31) das 16h à meia-noite e sábado (1º) das 8h às 12h;
  • Sentido São José dos Campos: sexta-feira (31) das 13h à meia-noite, sábado (1º) da meia-noite às 23h e domingo (2) das 15h às 23h.

Cerca de 446 mil veículos deverão trafegar pela rodovia dos Tamoios entre os dias 27 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro de 2022.

O calendário de restrições e as portarias completas estão disponíveis no site da concessionária.

Horários de pico

O movimento deve ficar mais intenso na rodovia na sexta-feira (24), saída para feriado de Natal e ao longo de toda a próxima semana quando os usuários se deslocam também para as festas de Ano Novo. No retorno do recesso, domingo (2), o fluxo também deve aumentar. A recomendação é que o usuário consulte os canais de comunicação da concessionária antes de pegar estrada para acompanhar as condições da rodovia em tempo real.

No site da concessionária Tamoios e no aplicativo Tamoios (disponível para iOS e Android) os usuários têm acesso a imagens de câmeras em pontos estratégicos da rodovia.

O motorista também continua contando com os Serviços de Atendimento 24 horas (SAU) e totens de teleatendimento nessas unidades, rede Wi-Fi e aplicativo Tamoios com botão SOS, 0800 545 0000 para emergências, iluminação no trecho de serra e informações atualizadas sobre as condições de tráfego na rodovia no Twitter @Tamoios099 e na Rádio Web Tamoios.