Quicko chega a 5 milhões downloads e projeta crescimento de 158% em número de usuários recorrentes em 2022

Segundo estudo recente da consultoria Juniper Research, o setor de Mobilidade como Serviço deve sair de US$ 400 milhões em 2020 para US$ 52 bilhões até 2027. O potencial do setor no Brasil é notório, visto que dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) já indicam que 65% dos brasileiros usam transporte público nas capitais. Foi pensando nessa tendência que, em 2019, surgiu a Quicko, startup brasileira de mobilidade urbana, que em uma única plataforma reúne as melhores sugestões de rotas e informações para tornar a jornada dos usuários do transporte público mais inteligente, fácil e conveniente.

Com uma oferta completa de serviços em mobilidade urbana, desde a compra de passagens e créditos, até as melhores opções de rotas e horários, a Quicko tem sido o parceiro ideal para as pessoas que dependem do transporte público. Desde 2020, o aplicativo viu o número de usuários crescer 15 vezes, o modelo está tão no caminho certo que recentemente a startup foi anunciada como Soonicorn pela ALLVP, fundo early-stage especializado em América Latina.

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  • Nos últimos dois anos, o aplicativo chegou em oito regiões metropolitanas como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba. Em uma rodada de Series A, a Quicko captou US$ 10 milhões do Grupo CCR e da J2L em 2018, e no início de 2021 anunciou um novo aporte de rodada Series B no valor de 100 milhões de reais dos mesmos investidores para acelerar o plano de crescimento. A startup acredita ainda que há espaço para novas rodadas de investimento que vão permitir uma expansão das operações em todo o Brasil e evoluir cada vez mais o produto. “Colocar as pessoas no centro da mobilidade é nosso propósito, para que assim o potencial da cidade e das pessoas seja aproveitado ao máximo”, comenta Pedro Somma, CEO da Quicko.

    Pensando nisso, para 2022, a expectativa da empresa é expandir operações em demais regiões metropolitanas do Brasil e ter a maior cobertura de tempo real do transporte público no país, possibilitando também a melhora nas cidades onde já é oferecido o serviço da plataforma de Mobilidade como Serviço ou Mobility as a Service (MaaS). O crescimento do aplicativo das cidades onde está reflete o sucesso do modelo de negócios da empresa. Segundo dados da Quicko, o aplicativo cresceu duas vezes em novos usuários na cidade de São Paulo, três vezes no Rio, três em Belo Horizonte e quatro em Salvador.

    De acordo com os dados da pesquisa Custo de Vida por Classe Social (CVCS), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o custo de vida na Região Metropolitana de São Paulo aumentou 9,91% em 12 meses. Alimentação e transporte contribuíram para o dado. Os gastos excessivos com o transporte fazem com que a população pense em alternativas para solucionar o custo e ainda sim se deslocar pela cidade.

    Segundo Pedro Somma, “a concentração de pessoas nas cidades impôs desafios imensos para a mobilidade, afinal mais de 80% da população brasileira já vive nos centros urbanos. Nos últimos 80 anos, as cidades foram modificadas para priorizar carros, com a abertura de ruas e avenidas asfaltadas e reserva de áreas para estacionamento. Queremos que as pessoas priorizem meios de transporte mais eficientes, como bicicletas, ônibus e metrô, tornando-os mais fáceis, previsíveis e convenientes”, finaliza o executivo.

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