Quicko apresenta novo aplicativo de mobilidade urbana

332
Aplicativo Quicko
Foto: Divulgação/Quicko

No dia 17 de outubro, o pessoal da startup Quicko me convidou para conhecer o novo aplicativo de mobilidade urbana lançado pela empresa que combina diferentes formas de se locomover por São Paulo, para os passageiros terem mais escolhas e chegarem ao destino desejado do jeito que quiser.

Maurício Quinze, CEO da Quicko, contou que o estímulo para a criação do aplicativo foi uma greve do Metrô de São Paulo, onde os passageiros ficavam perdidos em buscar rotas alternativas diante da ausência do transporte sobre trilhos.

Maurício começou a apresentação dizendo que hoje em dia as pessoas estão cada vez mais combinando os modais de transporte, os números não mentem:

  • Pesquisa Origem Destino – 2017: 38% dos paulistanos fazem viagens combinando mais de um meio de transporte;
  • Transporte ativo – 2019: 31% dos ciclistas de São Paulo combinam a bicicleta com outro meio de transporte;
  • Grow – 2018: 57% das viagens de bicicleta e 37% das viagens de patinetes da Yellow são integradas com outros modais;
  • Tembici: 40% das viagens feitas pela Tembici tem origem ou destino em uma estação de bicicleta próxima ao metrô ou terminal de ônibus.

Segundo a pesquisa Origem Destino de 2017, o modal com mais crescimento foram os e-hailing (414%) devido à entrada do serviço de táxis demandados por aplicativo.

Mais de 30 empresas oferecem aplicativos para serviços de deslocamentos na capital paulista, são tantas opções para escolher, abaixo eu relacionei os serviços citados na apresentação:

  • Táxi por aplicativo
  • Car sharing
  • Aplicativo de carona
  • Motorista por aplicativo
  • Informações sobre o transporte
  • Roteirizadores
  • Bicicletas compartilhadas em estações
  • Compartilhamento de scooters
  • Bicicletas docklers
  • Patinetes

Para que todas essas combinações de modais funcionem, é necessário:

  • Opções de mobilidade
  • Informações confiáveis
  • Infraestrutura convidativa

A proposta da Quicko é reunir vários aplicativos de transporte com as seguintes definições:

  • MaaS – Mobility as Service: É um serviço que combina com inteligência opções de transporte de diferentes parceiros. Usando big data, inteligência artificial, tecnologia mobile, a Quicko oferece soluções para a intermodalidade e ajuda as pessoas a se deslocarem nas cidades com mais eficiência e comodidade.
  • Intermodais: É muito mais do que multimodais, não basta oferecer várias opções de meio de transporte, é preciso usá-los de modo inteligente;
  • Em tempo real: O aplicativo avisa em tempo real sobre as condições da rota desejada de um jeito pessoal, sendo possível definir as preferências utilizando filtros dentro do próprio aplicativo.

Por meio das jornadas intermodais, a Quicko ajuda seus usuários a economizar até 30% do tempo de seu deslocamento.

Falando na prática sobre o aplicativo, na tela inicial o usuário vai encontrar:

  • Bicicleta: mostra os pontos onde tem as estações da Tembici incluindo o total de bicicletas e as vagas disponíveis;
  • Ônibus: mostra os pontos de ônibus espalhados pela cidade, as linhas que passam por ele, mostrando o tempo estimado de chegada, ao tocar na linha desejada mostra o itinerário completo dela;
  • Metrô: mostra a localização das estações do Metrô;
  • Trem: mostra a localização das estações da CPTM.

No topo da tela do aplicativo, o usuário encontra a pergunta “Para onde vamos?” onde é sugerido digitar o seu endereço de destino.

Eu fiz um teste, onde em “Sua localização”, eu digitei a Rua Dona Carmela, no Jardim Grimaldi e em “destino” eu digitei a Rua da Mooca, 2500, na Mooca. O aplicativo sugere a viagem mais barata e a viagem mais rápida.

Na viagem mais barata foram sugeridas cinco opções, abaixo eu coloquei as duas primeiras opções (ambas deram R$ 7,48):

  • R$ 7,48: Caminhar por 8 minutos até a estação Vila União da Linha 15-Prata, com viagem estimada de 17 minutos no monotrilho, descer na estação Vila Prudente, pegar a linha de ônibus 373T/10 Jardim Itápolis – Metrô Bresser na plataforma 2 do Terminal Vila Prudente, sentido Metrô Bresser, com viagem estimada de 12 minutos, descer na Avenida Paes de Barros, 99 e depois caminhar por 2 minutos até o destino. Total de 40 minutos.
  • R$ 7,48: Caminhar por 8 minutos até a estação Vila União da Linha 15-Prata, com viagem estimada de 17 minutos no monotrilho, descer na estação Vila Prudente, ele sugeriu caminhar até a estação Tamanduateí da Linha 10-Turquesa da CPTM por 18 minutos (mas na estação Vila Prudente dá pra fazer a transferência para a Linha 2-Verde, embarcar no sentido Vila Madalena, e descer na estação Tamanduateí), embarcar na estação Tamanduateí, sentido Brás e descer na estação Mooca e depois caminhar por 15 minutos até o destino. Total de 1 hora e 11 minutos.

Na viagem mais rápida, também foram sugeridas cinco opções, abaixo eu coloquei as três primeiras:

  • R$ 52,00 (SPTaxi): 35 minutos de viagem (o SPTaxi é um aplicativo da Prefeitura de São Paulo com o serviço de táxi);
  • R$ 7,48: A segunda opção foi a mesma sugerida da primeira opção da viagem mais barata. Total de 40 minutos.
  • R$ 12,00 a R$ 14,00: Pedir um UberX até a Avenida Vila Ema, 3465, com viagem estimada de 18 minutos, descer e pegar a linha de ônibus 373T/10 Jardim Itápolis – Metrô Bresser, no sentido Metrô Bresser, com viagem estimada de 34 minutos, descer na Avenida Paes de Barros, 99. Total de 56 minutos.

Resumindo, como o aplicativo tem o objetivo de reunir vários modais de transporte, o usuário pode optar por ônibus, metrô, trem, bicicleta, táxi e Uber.

Quanto à bicicleta, por enquanto somente está disponível as informações em conjunto com a Tembici. Quanto aos ônibus, no momento só são mostradas as linhas de ônibus gerenciadas pela SPTrans, são utilizados os dados do sistema Olho Vivo, mas a Quicko criou um algoritmo próprio para personalizar a experiência do usuário.

O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android.

E você? Já conhece o aplicativo? Se sim, me conte a sua experiência abaixo nos comentários. Caso ainda não conheça, faça o teste e me conte depois também. Têm sugestões para o aplicativo? Escreva para a Quicko no e-mail atendimento@quicko.com.br.

Até a próxima!

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here