20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Como encontrar bons colaboradores?

A escolha de contratações de qualidade é fundamental para o sucesso contínuo da sua organização, mas pode ser desafiador encontrar funcionários com as habilidades e qualidades exatas que você descreveu para cada função.

Em nosso cenário voltado para a tecnologia, os empregadores costumam aproveitar ferramentas online, serviços de recrutamento e agências de recrutamento para encontrar funcionários porque é eficaz e eficiente. No entanto, é essencial incluir métodos off-line como parte de sua pesquisa também. Ao combinar táticas orientadas para a tecnologia e as boas e antigas interações face a face, você pode ampliar sua rede e aumentar suas chances de encontrar pessoas motivadas e altamente qualificadas para ingressar em sua empresa.

Principais dicas para encontrar bons funcionários

Rever currículos diariamente

Todos os dias, milhares de pessoas postam seus currículos nos mais variados sites de empregos, o que significa que cada dia apresenta uma nova oportunidade de encontrar profissionais talentosos e capazes que se encaixam bem em sua organização.

Considere configurar um Alerta de currículo para ser notificado sobre os candidatos a emprego que correspondem aos seus critérios. Em seguida, reserve um tempo em sua programação para revisar esses novos currículos. Quanto mais cedo você descobrir os candidatos qualificados, mais rápido poderá agendar uma entrevista e dar início ao processo de contratação.

Caso você queira procurar colaboradores sem divulgar no início qual é a empresa, pode ser interessante o uso de uma VPN, que pode ajudar a mascarar o endereço do seu dispositivo de acesso à internet. Clique aqui para começar a usar VPN em um iOS e veja como é fácil esse procedimento. Usar esse método traz não só privacidade, mas também evita que hackers consigam invadir a sua máquina de acesso à internet.

Voltando ao assunto, a capacidade de revisar currículos de forma rápida e completa é um componente essencial para encontrar os funcionários mais adequados para sua lista de empregos. Para aumentar a eficiência, considere digitalizar e revisar cada currículo nestas cinco etapas principais:

Reveja a carta de apresentação Tenha uma ideia da personalidade de um candidato e se sua experiência anterior é uma boa opção para sua empresa.

  • Execute a primeira varredura de retomada. Procure ortografia e gramática, bem como palavras-chave e habilidades específicas mais relevantes para o cargo para o qual você está contratando.
  • Segunda varredura de currículo para habilidades e qualificações. Durante a segunda passagem de um currículo, compare a lista de habilidades do candidato com a descrição do trabalho e localize quaisquer lacunas.
  • Reveja exaustivamente empregos anteriores. Sua aprovação final no currículo de um candidato deve incluir uma revisão detalhada do emprego anterior, incluindo quaisquer lacunas ou experiências de trabalho curtas.
  • Determine se o candidato se qualifica para a próxima fase. Nesta fase de decisão final, certifique-se de manter todos os currículos fortes. Mesmo que eles não sejam adequados para um cargo, eles podem ser um bom candidato para um cargo futuro.

Olhe internamente

Além de buscar candidatos qualificados fora de sua organização, considere se algum funcionário atual está procurando uma mudança ou promoção e pode ser uma boa opção. Você não apenas conhece os pontos fortes e a experiência dessa pessoa, mas, como ela conhece a organização, pode não precisar de tanto treinamento e conhecimento prévio como uma nova contratação.

Um bônus adicional para o desempenho de uma função internamente pode ser a retenção de um funcionário que, de outra forma, poderia ter deixado a organização para buscar um cargo semelhante em outro lugar. A redução da rotatividade de funcionários também pode ajudar a atrair melhores talentos, porque os candidatos geralmente são mais atraídos por um local de trabalho com baixa rotatividade de funcionários.

Use as redes sociais

As redes sociais oferecem uma grande oportunidade de divulgar as vagas em aberto. Se você for usar esses canais para compartilhar suas ofertas de emprego, certifique-se de estar disponível para responder às perguntas dos candidatos interessados.

Existem algumas coisas que você pode fazer para tornar o recrutamento social especialmente eficaz:

  • Incentive o compartilhamento. Peça às pessoas para compartilharem o anúncio de emprego em suas redes. Quanto mais for compartilhado, mais amplo será o público e maior será o pool de candidatos em potencial.
  • Promova sua cultura. Inclua fotos e vídeos que retratam a cultura de sua empresa para ajudar a gerar entusiasmo sobre a função e sua empresa.
  • Forneça informações de contato. Considere incluir um endereço de e-mail onde os candidatos a emprego possam entrar em contato com qualquer dúvida antes de se inscrever.

Considere candidatos jovens ao emprego

Só porque alguém não tem muita experiência na área, não significa que não será um ótimo funcionário, especialmente se possuir as habilidades sociais e os traços de personalidade que você procura em funcionários adequados para seu negócio. A menos que a função para a qual você está contratando exija experiência no setor, como uma posição de liderança, não há razão para não considerar candidatos que acabaram de sair da escola ou que procuram fazer uma mudança de carreira. Nunca subestime o poder de uma pessoa motivada que deseja aprender. Afinal, todo mundo precisa começar de algum lugar.

Ajude os funcionários a se tornarem embaixadores da marca

Quando um funcionário ama seu local de trabalho, ele naturalmente assume o papel de um defensor. Eles contarão aos amigos e familiares sobre suas grandes experiências e muitas vezes são os primeiros a compartilhar vagas em aberto com sua rede.

Os empregadores podem alimentar esse comportamento criando um programa voluntário de embaixador da marca, no qual funcionários apaixonados têm a oportunidade de representar a empresa em vários eventos e ganhar recompensas especiais.

Combine isso com um programa de indicação de funcionários que recompensa aqueles que o ajudam a encontrar futuros funcionários. As recompensas podem variar de um cartão-presente a um local popular para almoçar e um pequeno bônus.

Maximize a visibilidade das suas ofertas de emprego

A melhor maneira de encontrar funcionários é garantir que os candidatos saibam que você está contratando. Mas com tantos empregos publicados online todos os dias, pode ser difícil se destacar. Existem algumas coisas que você pode fazer para tornar suas ofertas de emprego mais visíveis:

Escreva uma descrição de trabalho atraente. Entre os candidatos a emprego, 52% afirmam que a qualidade da descrição do cargo influencia seu interesse em se candidatar. Certifique-se de incluir uma lista concisa das habilidades básicas e sociais exigidas, responsabilidades essenciais e os principais benefícios e vantagens de um trabalho.

Conclusão

Hoje em dia não está fácil tanto para recrutadores como para pessoas que procuram emprego. Os sites estão cada vez mais requisitados e muitas vezes vira uma bagunça para ambas partes. Por isso, há uma necessidade de você, recrutador, enxergar que sites com anúncios de empregos são apenas uma das várias formas de conseguir encontrar o colaborador certo para a sua vaga.

Dê chances para pessoas mais jovens, ou até aquelas mais velhas com dificuldade de se alocar em um serviço novo. Experimente até conhecer aquela pessoa com faísca nos olhos, que deseja de verdade a sua vaga e que vai realizar suas tarefas com empenho e dedicação.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS