Desenvolvendo uma estratégia de SEO: em que prestar atenção?

No mundo em que vivemos hoje, onde a Internet determina tendências de vendas, de modos de vida, de modas, saber o que SEO significa e, principalmente, saber as técnicas que formam a estratégia, é fundamental!

A sigla SEO significa, em inglês, Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca. Em realidade, este é um conjunto de ações que você pode aplicar a conteúdos digitais que vão atender aos requisitos dos algoritmos dos buscadores que conhecemos.

Isso quer dizer que seu conteúdo, se escrito da forma correta, poderá ser visualizado em uma melhor colocação nos resultados das buscas feitas sobre sua área. Quanto mais no início da página, mais bem posicionada ele está. A intenção é atingir bons rankings orgânicos e, assim, gerar tráfego e autoridade para um site ou blog.

A luta para se destacar na multidão da Internet

Já parou para pensar, imaginar quantas buscas são feitas diariamente na Internet? Ou por hora? A cada segundo são milhões, principalmente no Google. As perguntas que os internautas fazer são tantas quanto os números apresentados como respostas e o que o algoritmo tenta fazer é organizar os conteúdos de uma forma a oferecer as melhores respostas nas primeiras posições.

E os números mostram que os internautas confiam nas sugestões do buscador: os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques e apenas 0,78% dos usuários clicam em algum link na segunda página dos resultados.

Essas informações significam que cada pesquisa representa uma chance para seu produto, marca, serviço oferecer a melhor resposta para aquilo que os usuários procuram.

Por isso, se você souber aplicar a estratégia SEO corretamente, você terá mais chances de ganhar visibilidade e cliques, recebendo mais tráfego orgânico e conquistando melhores resultados com a sua presença online.

O SEO, na verdade, prova ao Google que seu material atende melhor às perguntas dos usuários que a concorrência. E não para por aí, pois também demonstra que seu conteúdo oferece uma boa usabilidade e que tem autoridade no mercado para proporcionar uma boa leitura das páginas do buscador.

No caso do YouTube, então, não podemos deixar de chamar a atenção, e as estratégias de otimização de canais e vídeos para melhorar o posicionamento nos resultados da busca são fundamentais. Além de ser a maior plataforma de vídeos da internet, é também considerado um dos maiores buscadores. Por isso, é importante saber como otimizar o seu conteúdo lá.

Como funciona um motor de busca?

Quando você digita uma palavra no campo de busca do Google, uma série de complexas operações acontecem em milissegundos e envolvem três etapas: crawling (que é quando o motor de busca rastreia os resultados), indexação (quando as páginas encontradas vão para o índice do buscador) e finaliza com a ação mais importante, que é ranqueamento (quando o motor atribui a colocação do conteúdo encontrado de acordo com seu grau de relevância para a pesquisa do usuário.

Estima-se que o algoritmo do Google trabalhe com mais de 200 fatores de rankeamento. A combinação entre eles é o que determina o posicionamento dos conteúdos nas páginas.

Entendendo um pouco mais a teoria, como fazer na prática?

Como sempre em qualquer estratégia de marketingé preciso começar com um bom planejamento: qual seu público, de que forma chegar a ele, quais resultados você quer atingir com SEO?

É importante entender que nesse tipo de trabalho estratégico os resultados são obtidos a médio e longo prazo. Por isso, nada de ansiedade. O segredo é confiar e manter a qualidade do conteúdo e da estratégia, claro.

O processo de planejamento por algumas definições importantes como:

  • Objetivos
  • Persona
  • Material a ser trabalhado – se para web ou YouTube, por exemplo
  • Palavras-chave
  • Tipo de estratégia SEO a ser implementada

Com essas informações levantadas, chegamos à parte prática da coisa, é hora de aplicar conhecimentos que podem, e devem, ser aprimorados em cursos e leituras específicas.

  1. Compare seu desempenho de SEO atual, se usa
  2. Analise as estratégias de SEO de seus concorrentes
  3. Defina suas metas
  4. Escolha suas palavras-chave principais
  5. Encontre palavras-chave de cauda longa e defina o conteúdo do cluster
  6. Faça auditoria do conteúdo existente do seu site
  7. Analise sua estratégia e introduza melhorias

Posso otimizar meu conteúdo do YouTube?

Pode e deve! Na maior plataforma de vídeos da internet é muito importante saber adaptar seus materiais para que eles sejam bem ranqueados pelos motores de busca.

Para terem uma boa experiência lá, os usuários precisam encontrar facilmente vídeos do seu interesse. Por isso, seguindo a experiência da Google, que comprou a plataforma, existe aí também um algoritmo capaz de ranquear os melhores conteúdos para cada busca.

Para quem publica conteúdo no YouTube, é importante saber que o algoritmo adota também critérios de engajamento e de otimização do canal para ranquear os resultados.

Algumas dicas de como começar a otimizar seu conteúdo de YouTube

A qualidade do material compartilhado sempre será o primeiro item a ser levado em consideração quando falamos de conteúdo para as redes. No YouTube ainda mais, já que o foco são imagens, movimento, efeitos, produção.

Então não economize esforços e produza vídeos de excelência. Uma boa dica é usar editores de vídeo que lhe proporcionem a melhor experiência e, claro, os melhores resultados. Uma boa sugestão é o Movavi Editor de Vídeos Online que oferece resultados realmente surpreendentes e de forma intuitiva.

Palavras-chave

Depois de produzir o material, é hora de definir as palavras-chave que serão usadas na sua estratégia. Elas são essenciais no SEO para YouTube, assim como para o Google. Por meio delas, a plataforma identifica o tema do vídeo, indexa o conteúdo e associa-o às buscas dos usuários.

Depois de definidas, elas deverão ser inseridas em campos definidos – como título, tags e descrição – ao fazer o upload do arquivo para que o YouTube possa coletar essa informação e usá-la no ranqueamento.

Título

Depois de uma boa pesquisa de palavras-chave e com a seleção de termos relativos ao seu produto em mãos, crie o título onde a palavra-chave apareça.

Tags

YouTube, porém, as tags ou marcadores são peça fundamental para o ranqueamento de um vídeo. Nesse campo, o YouTube permite usar até 120 caracteres. Aconselhamos que utilize de 6 a 8 palavras, para não confundir o algoritmo com termos que se distanciem do seu conteúdo.

Crie descrições interessantes

A descrição é essencial para o ranqueamento e por dois motivos: pode ser um instrumento de persuasão para que o usuário acesse o vídeo e para que o algoritmo da plataforma identifique o conteúdo do vídeo. Por isso, aqui você deve incluir as palavras-chave que representem os temas tratados no vídeo.

Encaixe a palavra-chave no nome do arquivo

Escolha um nome descritivo com a palavra-chave inserida em vez do nome padrão de arquivos de vídeo. Dessa forma, a plataforma consegue identificar, já no nome do arquivo, do que ele se trata.

Ao final, o importante é informar-se e formar-se. Sempre.

Aqui te demos algumas dicas e um pouco de conhecimento básico, mas o mundo do SEO é bem mais extenso. Por isso pesquise, procure sempre aprender mais, até porque a cada novas técnicas, novos requisitos são criados ou incorporados e é importante acompanhar o que acontece.

Com dedicação e persistência, você vai aprender a aplicar tudo existe disponível em termos de técnicas e, assim, vai poder tirar o melhor proveito dos motores de busca para sua empresa, marca, serviço.

Aprender a trabalhar com SEO também abre um enorme mercado de trabalho para quem gosta de marketing digital. Nos dois casos, confie! O assunto é vasto, mas valerá muito a pena.