Trecho do Corredor Itaquera-Líder começa a operar neste sábado, dia 3

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, por meio da SPTrans, inicia neste sábado, dia 3 de outubro de 2020, a operação no primeiro corredor exclusivo à esquerda para ônibus da Zona Leste.

Trata-se de um trecho de 2,1 quilômetros do Corredor Itaquera-Líder, no eixo composto pelas avenidas Itaquera e Líder, entre a Praça Francisco Daniel Lopes e Rua Harry Dannemberg, com três paradas de ônibus no canteiro central em cada sentido.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Você está no trânsito, na estrada ou no transporte coletivo e precisa enviar alguma informação? Envie sua mensagem, fotos ou vídeos para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448
  • Oito linhas de ônibus, das quais uma noturna, vão atender esse trecho. Os passageiros estão sendo orientados sobre as oito linhas que tiverem os pontos de parada à direita alterados para o canteiro central. Outras seis linhas, que atendem os bairros com ônibus menores e portas à direita, inclusive uma linha intermunicipal, continuarão atendendo pontos já existentes à direita e não circularão pelo corredor à esquerda.

    Com a mudança de circulação das principais linhas de ônibus para a faixa à esquerda da avenida, a circulação do tráfego em geral será proibida a partir desta data nas faixas da esquerda das duas pistas, que passam a ser exclusivas para ônibus.

    Segurança

    Por se tratar de um sistema totalmente novo para a região, com parada de ônibus à esquerda, a SPTrans está tomando uma série de medidas para segurança de pedestres e motoristas.

    Uma das medidas é o treinamento de operadores do sistema, fiscais e técnicos da SPTrans, que são fundamentais para o cumprimento das leis de trânsito e, também, para a orientação dos pedestres e motoristas.

    A comunidade foi informada sobre as mudanças por meio de reuniões. Os motoristas de ônibus e continuarão a receber orientações sobre a necessidade de ampliar a atenção à travessia de pedestres entre os carros e a reduzir a velocidade ao se aproximarem da faixa de pedestres, mesmo quando o semáforo estiver aberto. Os cobradores também terão papel importante na orientação aos passageiros sobre segurança e os pontos de parada.

    Além disso, todo o trecho e entorno recebeu sinalização reforçada para aumentar a segurança, além da sinalização vertical e horizontal elaborada pela Companhia de Engenharia de Tráfego.

    Histórico

    Em razão do não cumprimento do cronograma de obras pelos consórcios anteriores, os contratos foram rescindidos em janeiro de 2020 e, a partir de agora, a responsabilidade pela licitação passa a ser da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e SPTrans.

    O corredor completo terá 9,3 quilômetros e vai do Terminal de ônibus Vila Carrão até o Polo Institucional de Itaquera, através das avenidas Itaquera e Líder, e a transposição da Avenida Aricanduva sobre a Avenida Itaquera. A retomada das obras da segunda fase está prevista para novembro.

    Linhas que atenderão o corredor

    • 4036/10 Metrô Itaquera – Terminal Vila Carrão
    • 4001/10 Itaquera – Terminal Vila Carrão
    • 4007/10 Cohab Juscelino – Terminal Vila Carrão
    • 403A/10 CPTM José Bonifácio – Terminal Penha
    • 407J/10 Jardim Soares – Metrô Tatuapé
    • 4314/10 Inácio Monteiro – Terminal Parque Dom Pedro II
    • 4314/21 Inácio Monteiro – Terminal Vila Carrão
    • N405/11 Terminal Vila Carrão – Metrô Itaquera (linha noturna)

    Paradas centrais à esquerda

    • Parada Francisco Munhoz Filho
    • Parada Miguel Melo Alvim
    • Parada Maria Luiza Americano