Depois de se destacar no Brasil com um conceito inovador de bicicletas elétricas urbanas que unem simplicidade e tecnologia de ponta, a Vela lança um modelo que promete transformar a experiência daqueles que usam a bicicleta elétrica como meio de transporte nas cidades.
Batizada de Vela 2, o modelo precisa ser explicado sob duas perspectivas. A primeira, e mais surpreendente, é sua conexão com a internet (iOS e Android). A segunda é a bicicleta em si.
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Primeiramente, a bicicleta agora funciona a partir de um aplicativo. Todo o funcionamento dela é via bluetooth, desde ligar e desligar, passando pela seleção de níveis de potência do motor, acelerômetro para ajuste fino e automático do auxílio do motor, acionamento automático dos faróis, trava remota e alarme. Isso eliminou botões da bicicleta e reduziu em mais de 50% o volume de fios.
Entre outros serviços, o aplicativo possui um mapa de calor, que entende o comportamento do usuário, coleta dados e, a partir disso, abre-se uma série de possibilidades. O aplicativo pode, por exemplo, mostrar em quais ruas têm mais buracos ou que a pavimentação não é tão boa, por meio da trepidação.
Quando a bateria chegar a 10%, o aplicativo pode informar uma estação de recarga rápida da Vela mais próxima. Atualmente, a Vela conta com 30 pontos espalhados pela cidade de São Paulo.
Se o ciclista está em uma aceleração elétrica baixa, mas se depara com uma subida, pela inclinação da bicicleta, ela entende que deve ajudar e, automaticamente, acelera a tração do motor.
Na descida, a mesma coisa: se o usuário está muito acelerado, automaticamente, a bicicleta segura um pouco sua velocidade. O aplicativo identifica ainda a posição da bicicleta (em pé ou deitada) e aí, caso a bike estacionada caia, ele recebe uma notificação.
Além disso, o aplicativo também informa nível da bateria com precisão de porcentagem; nível de potência; velocidade em km/h; localização GPS e quilômetros rodados. Por meio do aplicativo, o proprietário também pode transferir o acesso da bicicleta para outro usuário.
“A questão é que o aplicativo pode ter serviços infinitos a serem incluídos. Exemplo: com base no comportamento dos usuários, a Vela vai saber onde são os melhores locais para estabelecer pontos de recarga rápida. Não se trata de uma solução estática, ela está em constante evolução. A ideia é que o aplicativo da Vela 2 ofereça um leque completo que otimize a experiência daqueles que escolheram a bike elétrica como meio de mobilidade”, afirma o fundador e CEO da Vela, Victor Hugo.
Bicicleta para grandes centros urbanos
Acerca especificamente da bicicleta, a Vela 2 segue os padrões estéticos e funcionais consagrados pela Vela e, à primeira vista, é esteticamente muito semelhante aos demais modelos, Vela 1 Vela S. Porém, algumas diferenças estruturais merecem ser citadas. O guidão é um pouco menor e foram inseridas manoplas ergonômicas, mais macias e confortáveis. A ideia aqui é trazer mais conforto e garantir manobrabilidade.
A Vela 2 conta ainda com freio regenerativo, o que viabiliza até 15% a mais de autonomia, já que quando o freio é acionado a bateria carrega. Além disso, a precisão do sensor de pedal é duas vezes maior e a sensibilidade de movimento é seis vezes mais alta. Vale destacar ainda o alongamento dos dois paralamas para proteção dos calçados durante as chuvas e a adição do mudflap para descer calçada sem bater os paralamas.
“Nossa ideia foi aperfeiçoar a bike para seu uso como meio de transporte. Então a Vela 2 pode sim ser considerada um mix da Vela 1 com Vela S, mas com alguns acréscimos específicos para ela. Temos uma relação muito próxima com nossos clientes e muitos desses aperfeiçoamentos provêm exatamente do feedback deles”, detalha Victor, que também é engenheiro e autor de todos os projetos da Vela.
“As manoplas ergonômicas, por exemplo, são mais macias e confortáveis e a bateria é impermeável, ou seja, à prova d’água. Já os paralamas são mais alongados, o que permite maior proteção aos calçados em dias de chuva e evita que o ciclista os esbarre na calçada ao descer. Tudo isso a gente descobriu na prática”, detalha.
Sustentabilidade
O lançamento da Vela 2 chega com outra novidade, que são as parcerias com três Organizações não Governamentais que ajudam o meio ambiente e incentivam a utilização de bicicletas. A iniciativa funcionará da seguinte forma: a cada três bicicletas vendidas do novo modelo, a empresa doará uma bicicleta de madeira, que é produzida pela Organização não Governamental Raízes do Fazer. Elas serão distribuídas pela Bike Anjo, rede de ciclistas que promove, mobiliza e ajuda pessoas a usarem esse veículo nas cidades.
Além disso, para compensar a matéria prima utilizada na produção das bicicletas elétricas, a empresa vai plantar árvores em parceria com a Copaíba, que atua no reflorestamento Mata Atlântica. Serão três árvores plantadas a cada duas Vela 2 vendidas.
“A Vela não é apenas uma empresa que fabrica bicicletas elétricas. Nós procuramos disseminar um estilo de vida que consideramos mais leve e mais sustentável, não só para o indivíduo, mas para a sociedade de maneira geral. Essas parcerias são uma forma de propagar ainda mais aquilo em que acreditamos, mas também é o modo que encontramos de devolver para o meio ambiente os recursos de que necessitamos para a produção das nossas bikes. Acreditamos, sim, que é possível ser eficiente e ser sustentável”, finaliza Victor.
A Vela 2 custa R$ 6.890,00. Mais detalhes de como comprar, acesse o site da Vela Bikes.