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terça-feira, abril 16, 2024

Sorocaba recebe primeiro trecho do BRT e 43 novos ônibus estarão disponíveis no sistema de transporte da cidade

A concessionária BRT Sorocaba concluiu o eixo norte-sul do BRT (Bus Rapid Transit) e entrega à população um transporte confortável, seguro e moderno.

O trecho finalizado é formado pelo Corredor BRT Itavuvu, o Terminal Vitória Régia e os corredores estruturais General Osório e parte de áreas Central e Sul. Ao total, os passageiros terão 57 pontos de acesso distribuídos por estas regiões.

O Corredor Itavuvu está localizado na Avenida Itavuvu, possui aproximadamente 6 quilômetros de extensão, 12 estações equipadas para embarque e desembarque (sendo 2 de integração) pelo lado esquerdo em nível com os ônibus, tem 3,2 quilômetros de ciclovia requalificadas e ganhou novas calçadas nas áreas de influência das estações.

Ao final deste corredor, os passageiros do transporte coletivo têm ainda um novo terminal de ônibus, o Terminal Vitória Régia.

O Terminal Vitória Régia tem infraestrutura de plataformas de embarque, cobertura de estrutura metálica, piso de pavimento rígido, central de monitoramento 24 horas, atendimento de informações aos usuários, sanitários, assentos, wi-fi, espaços comerciais e acesso facilitado por rampas e piso podotátil para pessoas com necessidades especiais.

O terminal também abriga um Centro de Controle Operacional responsável pela gestão do fluxo de veículos e passageiros.

Terminal Vitória Régia
Foto: Divulgação/BRT Sorocaba
Terminal Vitória Régia
Foto: Divulgação/BRT Sorocaba
Terminal Vitória Régia
Foto: Divulgação/BRT Sorocaba

Já os corredores estruturais Sul, Central e General Osório que possuem o embarque/desembarque pelo lado direito, ganharam melhorias dos abrigos, calçadas com acessibilidade, pontos de parada com pavimento de concreto e requalificação dos trechos com um novo asfalto. O itinerário dos veículos percorrerá as seguintes vias:

  • Corredor Sul é formado pelas avenidas Comendador Pereira Inácio, Washington Luiz, Antônio Carlos Comitre e Professora Izoraida Marques Peres.
  • Corredor Central é composto pelas vias: Avenida Moreira César (parcial), Rua Cesário Mota, Rua São Bento, Rua Quinze de Novembro, Rua Souza Pereira, Rua Doutor Álvaro Soares, Rua Sete de Setembro, Rua Padre Luiz, Rua Francisco Scarpa, Rua Santa Clara, Avenida Presidente Juscelino Kubistchek (parcial) e Rua Leopoldo Machado.
  • Corredor General Osório é integrada pela avenida de mesmo nome do corredor, juntamente com partes das avenidas Ademar de Barros, Afonso Vergueiro, Brasil, e as ruas Professor Toledo, Armando Zuliane, Eurides Fogaça e Maciel Baião.

Segundo o diretor da concessionária BRT Sorocaba, Luiz Alexandre Massariol, todo o projeto, incluindo o eixo norte-sul que em breve estará em operação, se destaca pelo alto investimento em soluções de engenharia e também de sustentabilidade.

Ônibus treinamento
Foto: Divulgação/BRT Sorocaba

“O sistema BRT de Sorocaba é uma referência nacional no transporte sob pneus e tem sido citado por gestores em outras cidades como um modelo devido ao seu contrato com capital privado (que não onera o caixa do município) até os processos construtivos adotados. Investimos em cada detalhe e o BRT sorocabano tornou-se uma referência no quesito mobilidade. Para se ter uma noção, temos o uso de energia fotovoltaica no terminal, estações e abrigos de parada, reuso de água nos terminais, as estações possuem conforto térmico, iluminação em LED e todos os ônibus têm redutor de ruídos e poluentes. Os benefícios vão de ponta-a-ponta. Os passageiros terão um sistema moderno, eficiente e seguro”, frisa.

Ele ainda explica que a fase de ativação do sistema seguirá, em paralelo, com a implantação dos demais corredores que estão em obras. A operação iniciará com testes e por etapas ao final das obras de cada corredor.

Abertura para operação

Nesta primeira fase de operação parcial que iniciará no final de agosto, 43 novos veículos (14 superarticulados e 29 padron) estarão à serviço da população e circularão em importantes pontos das regiões norte e sul da cidade. Todos os ônibus são equipados com ar condicionado, tomadas USB, wi-fi, monitoramento de câmeras e painéis de informações ao passageiro.

Ônibus BRT Sorocaba
Foto: Divulgação/BRT Sorocaba

Para Manoel Ferreira, diretor de operações do BRT, é uma grande satisfação anunciar que ainda este mês um novo sistema de transporte estará ativo para os sorocabanos. “Andar de ônibus será uma experiência bem diferente daqui por diante. Temos muitos benefícios para que os passageiros realizem suas viagens de forma mais confortável e previsível. Este será o início da operação e temos certeza que dará um novo impulso e retomada do público ao transporte coletivo. Estamos muito otimistas e convidamos a todos para desfrutar da experiência de realizar deslocamentos de ônibus a bordo dos BRTs”, destaca.

Manoel Ferreira explica ainda que, a frota estará distribuída em seis linhas que integrarão o BRT com saídas dos bairros Vitória Régia, Paineiras e Laranjeiras com destino ao Terminal Santo Antônio e uma linha fará a ligação do eixo norte-sul, partindo do Terminal Vitória Régia em direção ao bairro do Campolim.

Ônibus treinamento
Foto: Divulgação/BRT Sorocaba

Tecnologias do Sistema

A maioria das pessoas acredita que o BRT seja apenas uma nomenclatura para um ônibus, no entanto, o BRT é um sistema composto por diversos dados operacionais e que conecta todas as frentes: do embarque do passageiro até o controle e eficiência dos trajetos.

No projeto BRT Sorocaba, o Sistema Inteligente de Transporte é uma referência nacional em inovação. Por meio de uma plataforma desenvolvida pelo aplicativo CittaMobi, 16 soluções integradas promovem a conexão e integração com todos os dispositivos da operação, desde informações geradas pelas catracas, bilhetagem e câmeras até sensores das portas, televisões e canais de som.

Ônibus treinamento
Foto: Divulgação/BRT Sorocaba

Na prática, a tecnologia Sistema Inteligente de Transporte recebe as informações, processa, interage e envia comandos ou mensagem de texto e áudio para a central de controle. A solução adotada realiza o monitoramento de toda operação, acompanha os processos e possui ampla automação para ações remotas. As soluções disponíveis são:

  1. Controle Centralizado e Previsões CittaMobi;
  2. Monitoramento das Unidades BRT;
  3. Redes de Transmissão de Dados envolvendo 40 quilômetros em fibra ótica e centenas de equipamentos;
  4. Monitoramento embarcado;
  5. Comunicação terra-ônibus;
  6. Multimídia, informação e entretenimento;
  7. Sonorização Digital;
  8. Automação padrão SCADA;
  9. Posicionamento do Material Rodante;
  10. Wi-fi gratuito;
  11. Comunicação fixa – Telefonia digital IP (Endereço de Protocolo da Internet);
  12. Alarme de Segurança;
  13. Alarme e Combate a Incêndio;
  14. Bilhetagem e reconhecimento biométrico;
  15. Venda de passagens integrado, aplicativo, bilheteria e autoatendimento;
  16. Energia inteligente e fotovoltaica (energia solar).
Treinamento
Foto: Divulgação/BRT Sorocaba

Dados operacionais do Corredor Itavuvu

  • Construção de 10 quilômetros de pavimento rígido (concreto).
  • Recapeamento de 59.000 m² de pavimentos flexível (asfalto).
  • Edificação de 12 estações equipadas e prontas para embarque e desembarque. As estações são: UPH Zona Norte, Doutor Pitico, Lauro Sanches, Vila Carol, Jardim Paraná, Los Angeles, Maria Antônia Prado, Jardim Atílio, Itavuvu, Santa Cecília, São Camilo e Paineiras.
  • Requalificação de 2,4 quilômetros de calçadas.
  • Recuperação de 3,2 quilômetros de ciclovia (estrutura, pintura e sinalização).
  • Realização de paisagismo e o plantio de 617 novas mudas (primeira fase) de médio porte de espécies nativas da Mata Atlântica.
  • Construção do Terminal Vitória Régia contemplando estruturas metálicas, concreto, pavimento, acabamentos e instalações.
  • Edificação de um Centro de Controle Operacional para o início da operação.
  • 350 empregos diretos gerados e 1050 indiretos durante os serviços de construção do Corredor Itavuvu e do Terminal Vitória Régia.
Treinamento
Foto: Divulgação/BRT Sorocaba

Números Totais – Projeto BRT Sorocaba

  • Investimento de R$ 384 milhões em obras de infraestrutura, projetos, desapropriações, material rodante e ITS (Sistema Inteligente de Transporte).
  • Desse total, R$ 251 milhões é de fonte privada e R$ 133 milhões da subvenção da Prefeitura de Sorocaba, que contará com R$ 127 milhões vindos do Governo Federal via financiamento da Caixa Econômica Federal e R$ 6 milhões sendo uma contrapartida do próprio município (sem onerar o caixa do município, pois a arrecadação dos impostos gerados pelas obras supri esta necessidade).
  • Concessão por 20 anos para construção e operação do sistema.
  • 68 quilômetros de corredores construídos.
  • 3 Corredores BRT (Itavuvu, Ipanema e Oeste).
  • 5 corredores estruturais (Sul, Leste, Centro, General Osório e Binário Comendador formado pelas Ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer).
  • 32 estações BRT, sendo 28 preferenciais e 4 de integração.
  • 3 novos terminais (Vitória Régia, São Bento e Vila Nova Manchester).
  • 96 abrigos de parada distribuídos nos corredores estruturais.
  • 1 garagem.
  • 1 Centro de Controle Operacional (CCO).
  • Mais de 100 veículos novos, de modelos padron e superarticulado, com tecnologia embarcada composta por wi-fi, câmeras, painéis de mensagens para os usuários e ar-condicionado.

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