Concessionária BRT Sorocaba é pioneira em concessão precedida de obra para empreendimento de transporte coletivo urbano

125
BRT Sorocaba
Foto: Divulgação

A concessionária BRT Sorocaba é detentora de concessão precedida de obra e inova no mercado brasileiro ao colocar Sorocaba em destaque perante outras cidades, pois nunca houve esse tipo de concessão no segmento de transporte com ônibus.

A empresa é uma Sociedade de Propósito Específico formada pela CS Brasil e a MobiBrasil, ambas companhias com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país.

É com o know how de gigantes do setor de transportes que surge o BRT Sorocaba, empresa responsável pela implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Sorocaba na realização das obras de implantação e futuramente na operação do sistema de ônibus BRT.

Perspectiva arquitetônica das estações do BRT (Imagem: Divulgação)

Em todo empreendimento serão investidos R$ 384 milhões em obras de infraestrutura, projetos, desapropriações, material rodante e ITS – sendo R$ 133 milhões da subvenção da Prefeitura de Sorocaba (R$ 127 milhões vindos do Governo Federal) e o restante de responsabilidade do concessionário (iniciativa privada).

Na maioria dos projetos semelhantes a este, o poder público investe na obra, faz licitações e depois cede a infraestrutura para que uma concessionária opere o transporte.

No caso do BRT Sorocaba, o concessionário aplica dinheiro próprio (cerca de dois terços do investimento total do projeto é do consórcio BRT Sorocaba e o restante é investimento do governo municipal), implanta o sistema, investe na frota e opera. Ao final do período de concessão, os investimentos em infraestrutura são revertidos para o próprio poder público.

Projeto de transporte coletivo urbano BRT Sorocaba

O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais. O projeto teve origem no poder público, mas todo empreendimento está sendo feito de acordo com procedimentos de empresa privada.

O sistema proporcionará maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população. Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes.

Principais diferenciais

  • Rapidez na viagem: deslocamento por corredores e faixas exclusivas.
  • Economia e embarque rápido: tarifa paga na entrada das estações.
  • Conforto: veículos com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito e câmeras de segurança.
  • Acessibilidade e segurança: estações no canteiro central sinalizadas e protegidas.
  • Mobilidade: interligação com as linhas de ônibus.
  • Previsibilidade: viagens monitoradas e informações de espera e de deslocamento fornecidas em tempo real por monitores nas estações, possibilitando que as pessoas se planejem melhor.

Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

Mais dados sobre o empreendimento

  • Serão construídos 68 quilômetros de corredores, sendo aproximadamente 34 quilômetros nos 3 Corredores BRT (Itavuvu, Ipanema e Oeste) e aproximadamente 34 quilômetros nos corredores estruturais (Sul, Leste, Aproximação Centro/Norte, Área Central e Ligação General Osório).
  • Serão 28 estações, 4 estações de integração, 3 terminais integrados, 94 pontos de paradas requalificados e 1 garagem.
  • A frota será composta por veículos com Wi-Fi e ar condicionado. Haverá um Centro de Controle Operacional com monitoramento via câmeras, GPS e painéis de horário.

Redes sociais

Siga a concessionária BRT Sorocaba nas redes sociais, acompanhe as atualizações no Instagram e Facebook.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here