A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, informou que dará início às obras de implantação da ciclofaixa da Avenida Rebouças a partir de terça-feira, dia 4 de agosto de 2020.
A nova estrutura cicloviária terá ao todo 3,4 quilômetros e fará conexão com a ciclovia da Avenida Paulista, Rua Henrique Schaumann, Avenida Brasil, Avenida Brigadeiro Faria Lima e da Rua da Consolação, formando uma grande rede integrada com estações de metrô, terminais de ônibus (Pinheiros), parques e unidades de saúde.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
A nova ciclofaixa será implantada à direita da Avenida Rebouças, dos dois lados da pista, junto à calçada. As obras serão iniciadas com a reforma de guias e sarjetas no sentido Bairro.
A Companhia de Engenharia de Tráfego fará o monitoramento do trânsito, garantido segurança de pedestres, motociclistas e motoristas. Durante os trabalhos, os trechos serão sinalizados.
Haverá faixas comunicando as obras na via. A previsão é que as obras para implantação nos dois sentidos dure 60 dias.
Plano cicloviário
A Prefeitura de São Paulo trabalha com prioridade na execução do Plano Cicloviário, que tem foco na ampliação da malha cicloviária e sua integração a outros modais de transporte coletivo como ônibus, trem e metrô, além da melhoria de grande parte da estrutura da rede já existente.
Até o fim deste ano, São Paulo terá a maior malha dedicada às bicicletas dentre todas as capitais brasileiras, com 676 quilômetros.
Serão 173,5 quilômetros de novas conexões e 310 quilômetros de requalificações. Os investimentos são da ordem de R$ 325 milhões nesta etapa de ampliação e recuperação da infraestrutura cicloviária (a reforma inclui asfalto novo, nivelamento da sarjeta, mais tachões de segurança, sinalização horizontal e vertical).
Já foram entregues conexões em trechos importantes como nas avenidas Ricardo Jafet e Engenheiro Caetano Álvares e na Rua Henrique Schaumann, e estão em andamento obras como na Avenida Jacu-Pêssego, Rua Domingos de Morais e Vila Jaguara.
A execução do Plano Cicloviário deverá continuar avançando nos próximos anos e a Prefeitura tem incluído nas devidas peças de planejamento orçamentário a solicitação dos necessários recursos financeiros.
Leia também
- Ciclofaixa da Avenida Cândido Motta Filho na Zona Oeste será requalificada pela Companhia de Engenharia de Tráfego
- Onde tem ciclovia em São Paulo? O ciclomapa do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento e União dos Ciclistas do Brasil te mostram