Poupatempo e Detran iniciam reabertura gradual das unidades de atendimento

A partir da próxima quarta-feira, dia 19 de agosto de 2020, o Poupatempo inicia a reabertura gradual de unidades de atendimento do programa.

Os agendamentos para quem precisa realizar serviços presenciais estará disponível no portal do Poupatempo e aplicativo Poupatempo Digital (disponível para iOS e Android) sempre um dia antes da reabertura dos postos.

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Outra novidade é que a partir de agora o Poupatempo vai incorporar os atendimentos prestados pelo Detran. Todas as cidades que têm postos do Poupatempo passarão a realizar serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação, veículos e infrações do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo nas unidades do Poupatempo.

https://twitter.com/poupatemposp/status/1293641231193563143?s=20

Confira abaixo o cronograma com as datas de início dos atendimentos presenciais nas cidades que estão nas fases 2 e 3 (laranja e amarela) do Plano São Paulo.

Essa primeira etapa de reabertura irá priorizar apenas o que houver exigência presencial, como primeira emissão de Carteira Nacional de Habilitação e expedição de RG (Documento de Identidade), por exemplo. Atualmente, 70% dos serviços oferecidos pelo Detran e 50% dos que são prestados pelo Poupatempo já estão disponíveis online. Mais de 200 serviços estão sendo digitalizados pelo Poupatempo.

A reabertura das unidades segue as diretrizes da aderência ao Plano São Paulo, com a flexibilização permitida apenas para cidades que estiverem nas fases amarela e laranja, e com fluxo de pessoas equivalente a 30% da capacidade de cada unidade.

Do total de 340 postos, 252 retornam ainda na modalidade Circunscrições Regionais de Trânsito e oito unidades como Poupatempo. As Circunscrições Regionais de Trânsito que ainda permanecem exclusivas para atendimentos relativos a assuntos de trânsito serão transformadas, até a transição plena da remodelação, prevista para estar concluída até 2022.

Inovador, o novo formato de atendimento que integra Poupatempo e Detran será implementado por meio de balcão único, oferecendo 242 serviços digitais, até 2022, em 340 unidades mais compactas. Esta reestruturação operacional possibilitará ao Governo do Estado de São Paulo alcançar uma economia de cerca de R$ 100 milhões por ano.