O que preciso para ser motorista de aplicativo?

São muitas as exigências para ser motorista de aplicativo. Mas, se você quer ter um diferencial, não pode deixar de acompanhar as nossas dicas. Confira!

1612
Motorista de aplicativo
Imagem de StockSnap por Pixabay

Os aplicativos de carros de aluguel e caronas compartilhadas são uma revolução no modo de transporte nos principais centros urbanos. O Uber, aplicativo pioneiro, está no mundo todo.

Esse tipo de locomoção ganhou milhões de adeptos pela facilidade e acessibilidade, com valores mais baixos e formas de pagamentos mais flexíveis do que as corridas de táxi comuns.

Além de ser prático para quem usa, esse tipo de serviço contribui para a preservação do meio ambiente. Isso se dá porque o mesmo carro pode transportar várias pessoas por dia, reduzindo o uso de carros individuais rodando nas ruas.

Em São Paulo, por exemplo, estima-se que 80% da população utiliza os aplicativos para se locomover. Outro fator que impulsiona essa nova forma de mobilidade urbana é o transporte público ineficiente em muitas cidades.

Uma nova profissão: o motorista de aplicativo

A revolução não aconteceu apenas para os usuários, uma nova profissão surgiu com os aplicativos de aluguel: o motorista. Muitas pessoas estão optando por esta ocupação, em tempo integral ou como forma de complementação da renda, por seu aspecto flexível, livre e rentável.

A nova ocupação te permite fazer seus próprios horários, trabalhando de forma autônoma, porém com respaldo de uma grande empresa, como a Uber, a 99 Táxi e afins. Para quem gosta de dirigir, conhecer pessoas novas e procura a flexibilidade do trabalho autônomo, é uma boa pedida.

O cargo atrai também quem está precisando de uma renda principal ou complementar, sem precisar investir muito. Existem exigências dos aplicativos para os carros e motoristas, mas em geral o investimento é baixo e o retorno é bem rápido.

O que preciso para ser motorista de aplicativo?

Para ser motorista de aplicativo, é preciso seguir algumas regras da empresa contratante, mas também é importante ter alguns diferenciais. Investir em si mesmo é a chave para você crescer profissionalmente e contribuirá para diferentes nichos profissionais, além de ser motorista de aplicativo.

Veja o que você precisa para ser motorista de aplicativo e diferenciais que vão te destacar!

Aplicativo Babbel
Imagem: Aplicativo Babbel

1. Exigências iniciais

As empresas exigem que o motorista seja maior de 21 anos, não tenha antecedentes criminais ou não esteja envolvido em nenhum processo judicial. Além disso, o motorista deve ter smartphone com conexão de dados para receber as corridas e a Carteira de Habilitação com a observação EAR (que significa Exerce Atividade Remunerada). O motorista também terá que realizar um teste psicológico aplicado pela empresa escolhida.

2. Preciso ter carro?

Não. Se você cabe as exigências da empresa, mas não tem carro próprio, também pode trabalhar como motorista utilizando carros de locadoras. Geralmente as empresas indicam locadoras que façam condições especiais para motoristas de aplicativo, além de oferecer carros que estejam dentro das exigências da empresa.

Para quem tem carro, o veículo deve seguir algumas exigências mínimas:

  • O carro deverá ter 4 portas e comportar pelo menos 5 pessoas;
  • Conservação em ótimo estado;
  • O ano do carro deve ser a partir de 2008;
  • Possuir ar condicionado;
  • Possuir seguro do veículo;
  • Estar com a documentação em dia.

Essas são as exigências para as categorias básicas de carros nos aplicativos. Existem categorias mais elevadas que possuem suas próprias exigências.

3. Detalhes que fazem a diferença

Como você transportará pessoas e ser avaliado por isso, pense em detalhes que podem fazer a viagem do cliente ser mais agradável. Disponibilize água, balas ou outros lanchinhos, além de lenços de papel ou até carregadores universais de celular para serem usados durante a corrida.

É recomendado também ter uma cadeirinha ou assento para crianças, para fazer com que o transporte de passageiros com bebês seja mais seguro e confortável, além de dentro das legislações brasileiras.

4. Aprenda novos idiomas

Principalmente se você for trabalhar em grandes centros, capitais ou cidades turísticas, aprender o básico em outros idiomas pode fazer com que sua avaliação seja maior, além de conseguir mais corridas. Por exemplo, aprender espanhol é essencial para quem quer atender turistas ou visitantes sul-americanos. Há muitos aplicativos interessantes para download, entre eles o aplicativo da Babbel, onde você pode escolher entre até 13 idiomas diferentes.

Na cidade de São Paulo, o número de visitantes de outras nacionalidades é expressivo, principalmente em regiões próximas a aeroportos ou centros de negócios como a Avenida Paulista.

Aprender espanhol e inglês em nível básico, por exemplo, para ser cordial e conseguir se comunicar com o passageiro chega a ser uma necessidade, até mesmo para evitar problemas.

5. Seja educado

Isso é o essencial para ser um motorista de sucesso. Seja cordial, não converse muito se a pessoa for mais tímida e preste muita atenção no trânsito. Pergunte a opinião do passageiro sobre a temperatura do ar condicionado, sobre o espaço traseiro, sobre a música que deseja ouvir e o trate sempre com educação.

6. Organize seus horários e área de trabalho

O ideal é organizar de acordo com os horários de pico e os locais em que as pessoas costumam ir nestes horários. Pesquise se sua cidade terá eventos ou shows e se programe para atender perto daquela localidade.

Em São Paulo, por exemplo, você pode conferir on-line a agenda de eventos pela cidade e ficar por dentro das programações.

Deixe seu comentário