Está nos planos do Governo do Estado de São Paulo levar a Linha 13-Jade da CPTM até a estação Palmeiras-Barra Funda, utilizando verba disponibilizada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento.
A afirmação foi dada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em entrevista online à Revista Ferroviária nesta quinta-feira, dia 23 de julho de 2020.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Alexandre Baldy afirmou que a conexão entre a Linha 13-Jade e o Aeroporto de Guarulhos será feita por uma espécie de monotrilho conhecido como People Mover, mas a concessionária GRU Airport será a responsável pelo meio de transporte, com o governo estadual cobrando a execução das obras e orientando como devem ser feitas.
Na outra extremidade da linha, deve ser utilizado um crédito aprovado pelo BNDES de aproximadamente R$ 380 milhões para melhorar a linha com mais viagens até a região central de São Paulo, nas estações Brás, Luz e Palmeiras-Barra Funda.
Para o secretário, a Linha 13-Jade precisa ser melhor aproveitada, integrando com outras ligações e ampliando sua demanda de passageiros, atualmente a menor de todos os ramais.
“É importante chegar nas estações que ligam com o sistema do Metrô e CPTM de forma a ser uma linha mais aproveitada”, explicou Alexandre Baldy.
Alexandre Baldy complementou que a expansão da linha requerida por moradores de Guarulhos até os bairros Jardim São João e Bonsucesso, não está nos planos no atual mandato do governador João Doria.
“Não temos previsão, portanto, não está para ser realizada em nosso governo, a gestão João Doria até 2022”, disse o secretário.