EMTU amplia Passe Escolar para todos os alunos da saúde

O uso de Passe Escolar (Passe Livre ou Meia Tarifa) está liberado para estudantes e professores de cursos ligados à saúde nas linhas de ônibus da EMTU.

A decisão foi tomada após o Governo do Estado de São Paulo, por meio do decreto 65.061 de 13 de julho de 2020, autorizar o retorno às aulas e às atividades presenciais da área. A medida se soma às ações da empresa pública no combate ao coronavírus.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Você está no trânsito, na estrada ou no transporte coletivo e precisa enviar alguma informação? Envie sua mensagem, fotos ou vídeos para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448
  • O Passe Livre isenta o aluno do pagamento da tarifa nas linhas intermunicipais, enquanto a Meia Tarifa oferece desconto de 50% na passagem. Têm direito a receber uma das modalidades aqueles que estão matriculados nos cursos de medicina, biomedicina, enfermagem, fisioterapia, odontologia, entre outros.

    “A EMTU está trabalhando para garantir o direito do Passe Livre ou da Meia Tarifa aos estudantes e professores, de acordo com as decisões do Governo do Estado durante a pandemia. Esse é o nosso dever”, afirma o responsável pelo Departamento de Arrecadação, José Costanzo Neto.

    Como pedir o benefício

    Para solicitar a liberação do benefício, é preciso encaminhar por e-mail para a EMTU uma declaração, em papel timbrado, assinada e carimbada pelo responsável ou supervisor da escola, comprovando o vínculo com a instituição de ensino.

    No documento, devem constar o nome completo e cópia do CPF do requerente. No título, escreva “Passe Escolar – Retomada”. O modelo da declaração está no site da EMTU, na seção “Passe Escolar”.

    Antes mesmo da liberação para todos os alunos da área, o benefício já estava autorizado para estudantes que atuam diretamente no enfrentamento à Covid-19, nos hospitais e instituições de saúde. Para tais casos, também é preciso uma declaração preenchida pela instituição onde o aluno realiza o seu estágio, com a descrição “Liberação da Cota de Passe Escolar” no título do e-mail.

    Para alunos e professores de outras áreas, devido à interrupção das aulas durante e a consequente continuidade da quarentena decretada pelo Governo do Estado de São Paulo, o Passe Escolar permanece suspenso, conforme estabelece a Resolução da Secretaria dos Transportes Metropolitanos 35 de 20 de março de 2020.

    Para onde enviar as declarações

    Os e-mails para enviar as declarações e garantir o Passe Escolar ou a Meia Tarifa foram criados para cada Região Metropolitana do Estado de São Paulo: