A SPTrans registrou mais de 7 mil interações entre passageiros e chatbot, desde 1º de maio, data de início da operação da nova ferramenta. O canal de atendimento pode ser acessado diretamente através da página da SPTrans no Facebook.
Os passageiros do Bilhete Único podem tirar dúvidas e resolver alguns problemas relacionados à utilização do cartão.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Quando a dúvida não é sanada, o passageiro pode pedir para falar com um atendente, que está disponível de segunda a sexta em horário comercial, das 8h às 17h. Desde o início do serviço, apenas 372 atendimentos precisaram da interação humana, o que representa 0,45% do total.
Nesse período, os serviços mais procurados foram para tirar dúvidas referentes ao Bilhete Único e o acompanhamento de solicitações do Bilhete Único Especial. As interações duram em torno de 5 minutos, em média.
O assistente virtual interage com a população automaticamente pela página da SPTrans no Facebook. O canal de atendimento facilita o relacionamento da empresa com os passageiros do Bilhete Único que têm perfil no Facebook por meio de uma comunicação automatizada e eficiente, dá celeridade às respostas e filtra as perguntas que necessitem de uma análise mais detalhada.
Chatbots são programas de computador que utilizam inteligência artificial para interagir com usuários de várias plataformas e aplicativos. Popularmente chamados de robôs, são capazes de se comunicar com pessoas de forma humana e se tornaram uma ferramenta de comunicação importante entre as empresas e seus consumidores.
Os passageiros do Bilhete Único podem tirar dúvidas sobre postos de atendimento, procedimento para emissão de cartão, utilização do Bilhete Único e opções para compra de crédito, por exemplo.
Como acessar o serviço?
O passageiro deve acessar o serviço clicando no botão “enviar uma mensagem” no canto superior direito da página da SPTrans no Facebook ou diretamente no Messenger. Ao clicar, abrirá a tela para início da conversação com o chatbot.
Desta forma, o passageiro poderá obter informações sobre o status de solicitações do Bilhete Único e, se necessário, interagir com um funcionário da equipe de atendimento.
A interação humana só será necessária para os serviços de consulta ao cadastro do passageiro e às ocorrências de solicitação ou utilização do seu Bilhete Único.
Para as consultas mais complexas o passageiro enviará seus dados, como RG, CPF e número do cartão e receberá a resposta, via atendente, pela própria plataforma, dentro de alguns minutos.