Quem for flagrado sem máscara no Estado de São Paulo terá de pagar multa

A partir de quarta-feira, dia 1º de julho de 2020, quem for flagrado sem máscara no Estado de São Paulo será multado em R$ 524,59.

A fiscalização será feita por 5.500 agentes da Vigilância Sanitária. A diretora do órgão, Cristina Megid, afirma que cada fiscal terá autonomia para agir sozinho. Nas abordagens, máscaras serão oferecidas para quem não estiver com o item.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Cristina Megid esclareceu que a multa só será aplicada se o indivíduo continuar mostrando resistência.

    Comércios, empresas prestadoras de serviço, de transporte público e escolas também poderão ser multadas. Nesses casos o valor será maior: R$ 5.025,00 por cada pessoa flagrada sem máscara.

    A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo não é, porém, unanimidade no Estado de São Paulo. O prefeito de Campinas, por exemplo, já afirmou que não vai cobrar do cidadão ou de estabelecimentos da cidade.

    Jonas Donizetti explicou que vai aplicar a chamada “multa moral”, além de distribuir máscaras gratuitamente.

    A fiscalização da Vigilância Sanitária a partir de hoje poderá contar com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana.

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn