22.1 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Prefeitura de São Paulo anuncia volta da Ciclofaixa de Lazer com patrocínio da Uber

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, assinou nesta quarta-feira, dia 10 de junho de 2020, um Termo de Cooperação com a empresa Uber para a operação da Ciclofaixa de Lazer na cidade aos domingos e feriados.

A Uber, com o direcionamento da Prefeitura de São Paulo, vai operar os 117 quilômetros da Ciclofaixa de Lazer por 12 meses, que poderão ser renovados, sem custos para o poder público. Serão mantidos os circuitos que já eram realizados. E todas as condições de segurança exigidas pela Prefeitura de São Paulo para os ciclistas serão cumpridas pela Uber, além de medidas de proteção e higiene para a equipe de operação.

“A Uber vai investir R$ 11,5 milhões para cuidar das ciclofaixas”, informou o prefeito Bruno Covas. “A área da Saúde já deu o okay. Não há problema nenhum por causa da pandemia e essas ciclofaixas, que estavam desativadas desde o ano passado voltam a operar por conta dessa parceria que a Prefeitura de São Paulo assinou com a Uber”, disse Bruno Covas.

Segundo o prefeito, as bicicletas são muito importantes para a cidade, não só por causa dessa parceria, mas pelo plano cicloviário que prevê a requalificação de 310 quilômetros de ciclovias e a criação de mais 100 quilômetros até o final deste ano.

A proposta da empresa foi aberta em sessão pública no dia 17 de fevereiro e passou por análise técnica da Secretaria de Mobilidade e Transportes e da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana.

A primeira montagem da Ciclofaixa de Lazer pela Uber está prevista para o dia 19 de julho e se somará aos esforços da Prefeitura de São Paulo para oferecer condições seguras tanto de mobilidade quanto de lazer nesse momento de abertura gradual das atividades da cidade. A data poderá ser revista caso haja necessidade de readequação do plano de abertura da cidade.

“A bicicleta é o modal mais seguro para evitar a disseminação da Covid-19. A Organização Mundial da Saúde recomenda que, sempre que possível, nos deslocamentos mais curtos, a população deve privilegiar caminhadas e deslocamento por bicicleta. A Prefeitura de São Paulo está oferecendo com apoio da Uber a volta da ciclofaixa de lazer, que é um importante e seguro circuito para a população”, afirma Edson Caram, secretário municipal de Mobilidade e Transportes.

“Após o período de isolamento necessário, acreditamos que a ciclofaixa terá um papel chave na recuperação de São Paulo. A expectativa da Uber é a de que a ciclofaixa possa ir além do papel que tinha até então e se transforme na porta de entrada do paulistano para novas formas de mobilidade e sirva de estímulo para as pessoas mudarem hábitos, ajudando a reduzir o congestionamento e a poluição, que são duas peças do cotidiano que ninguém sente saudade”, afirma Claúdia Woods, diretora geral da Uber no Brasil.

“Desde a última ativação da ciclofaixa, em 25 de agosto de 2019, a Prefeitura de São Paulo não mediu esforços para reativar esse tão importante projeto da cidade de São Paulo. Nenhum dos interessados, porém, havia conseguido cumprir os requisitos mínimos de segurança para que a Ciclofaixa de Lazer pudesse ser devolvida à população”, informou a gestão municipal.

Veja os trechos contemplados com a Ciclofaixa de Lazer:

Paulista – Centro – Jabaquara – Parque do Ibirapuera
1) Trecho Paulista – Jabaquara: 18.852 metros
2) Trecho Paulista – Centro: 16.204 metros
3) Trecho Jabaquara – Parque Ibirapuera: 10.252 metros
Distância total: 45.308 metros

Parque do Ibirapuera – Sumaré – Parque do Povo – Parque Villa Lobos – Parque do Chuvisco
4) Trecho Parque Ibirapuera – Sumaré: 8.542 metros
5) Trecho Parque Ibirapuera – Parque do Povo: 7.902 metros
6) Trecho Parque do Povo – Parque Villa Lobos: 15.018 metros
7) Trecho Parque do Chuvisco – Parque do Povo: 13.488 metros
Distância total: 44.950 metros

Zona Norte
8) Trecho Zona Norte: 8.316 metros
Distância total: 8.316 metros

Zona Leste
9) Trecho Zona Leste: 19.104 metros
Distância total: 19.104 metros

Distância total dos trechos e lotes: 117.678 metros

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS