Obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público ganha importância com flexibilização

O uso obrigatório de máscaras no transporte público de Guarulhos continua valendo para o embarque de passageiros.

A medida, adotada no dia 27 de abril, ganha ainda mais importância com as novas regras de flexibilização, pois implicou o aumento do número de passageiros com a abertura de diversas atividades econômicas.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Com isso, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Guarulhos tem mantido rígida a fiscalização nos terminais de ônibus. A exigência atende ao Decreto Municipal 36.811, publicado no dia 21 de abril no Diário Oficial.

    As empresas de ônibus reforçam a medida com a manutenção de adesivos fixados nos para-brisas dianteiros dos ônibus com os dizeres “Embarque permitido somente com o uso de máscaras”.

    Vale esclarecer que todos devem utilizar máscara, seja cirúrgica ou de tecido, não só nos ônibus, mas também sempre que saírem de casa, a fim de se protegerem da Covid-19.

    Embarque Máscara
    Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarulhos

    A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Guarulhos também realiza diariamente o trabalho de limpeza dos terminais de ônibus da cidade, utilizando caminhões-bomba e mangueiras de alta potência para a lavagem de todos os boxes de paradas dos coletivos, além dos pontos de espera dos passageiros.

    Por seu lado, as empresas de transportes, por meio de seus funcionários, têm feito a limpeza dos veículos a cada viagem. Os trabalhadores limpam bancos, portas, vidros laterais e frontais, além de todos os balaústres onde os passageiros se seguram, com álcool em gel 70%.

    Recomendações

    1. Se você estiver com sintomas de gripe, especialmente com febre, evite utilizar o transporte público, fazendo-o somente em estrita necessidade e usando máscara;
    2. Quando for tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou antebraço – quando se usa a mão, há uma maior possibilidade de transmitir o vírus pelo toque ou depositá-lo em alguma superfície do veículo, como pega-mãos, corrimãos, barras de apoio, catracas, leitores de bilhetes ou cartões e dinheiro;
    3. Evite tocar nos olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos;
    4. Sempre lave as mãos com água e sabão. A dica é lavá-las enquanto se canta parabéns mentalmente ou se conta até 20 (este tempo é necessário para uma higienização adequada). Outra opção é utilizar álcool em gel 70%;
    5. Durante a viagem, se possível, abra a janela do veículo e o mantenha bem ventilado;
    6. Se você for idoso procure evitar a utilização do transporte público em horários de pico.