A SPTrans informou que todos os cadastros para o Bilhete Único Especial Idoso serão validados com os dados da Receita Federal.
A primeira análise do banco de dados existente apontou que mais de 15 mil bilhetes do tipo Especial Idoso constam na Receita Federal como CPFs de pessoas falecidas e, por esse motivo, esses cartões serão bloqueados, gradativamente, em maio.
De acordo com a SPTrans, a medida é uma forma de garantir que o benefício seja utilizado por quem de fato tem o direito. Vale ressaltar que os idosos, mesmo sem o Bilhete Único, podem viajar gratuitamente e descer pela porta da frente dos ônibus apresentando apenas o RG (Documento de Identidade) ao motorista.
Além dos cartões cadastrados em CPFs de pessoas idosas falecidas, a SPTrans passará a bloquear os bilhetes que apresentarem divergências de dados, como CPF cancelado, nulo ou com titularidade diferente na base de dados da Receita Federal.
A SPTrans orienta os detentores destes cartões a regularizarem sua situação cadastral junto à Receita Federal. O passageiro pode consultar a situação cadastral do seu CPF no site da Receita Federal.
Em caso de dúvidas, o beneficiário do Bilhete Único Especial Idoso pode entrar em contato com a SPTrans por meio do e-mail atendimento.idoso@sptrans.com.br e solicitar, se necessário a atualização cadastral, enviando uma foto do documento original, oficial, com foto atualizada e uma foto pessoal para identificação.