20.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura de Guarulhos obtém autorização para construir viaduto do corredor de ônibus Santos Dumont

A Prefeitura de Guarulhos obteve junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres autorização para construir o viaduto de transposição sobre a rodovia Presidente Dutra. O novo elevado faz parte das obras de implantação do corredor de ônibus Santos Dumont, em Cumbica, que vai proporcionar considerável aumento da velocidade média dos coletivos, reduzindo assim o tempo gasto pelos passageiros do sistema e desafogando o tráfego de veículos na própria avenida.

Mais de 53% das obras já foram executadas, faltando apenas o viaduto de transposição, que já foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, e o trecho denominado binário, que consiste em transformar vias paralelas e próximas de mão dupla em vias de sentido único, podendo vir a contribuir para o melhor uso do espaço das ruas e na diminuição de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas.

O corredor Santos Dumont é parte integrante do plano de mobilidade urbana da cidade e se ligará aos futuros corredores das avenidas Papa João Paulo I e Monteiro Lobato, cuja licitação está prevista para o mês de junho e conclusão das obras deverá ocorrer em 2021.

Corredor Dumont
Foto: Márcio Lino/Prefeitura de Guarulhos

Para o prefeito Guti, a implantação desses corredores de ônibus é fundamental para a cidade. “Pensamos na cidade como um todo e a mobilidade urbana é um dos pilares para se ter uma cidade mais moderna, atraente para investimentos e com mais qualidade de vida”, esclarece.

Já o secretário municipal de Obras, Marco Antônio Guimarães, não tem dúvidas de que com a implantação desses três corredores de ônibus na cidade haverá uma melhora significativa no transporte público. “Com a separação clara das pistas de rolamento de coletivos e de veículos, haverá o aumento do fluxo dos ônibus, diminuindo assim o tempo de cada viagem, ressalta.

Orçada em R$ 50,5 milhões, as obras contam com execução do consórcio T-A Trail Arvek e gerenciamento da Secretaria de Obras de Guarulhos. Os recursos são provenientes da Prefeitura de Guarulhos e do Programa de Aceleração do Crescimento Mobilidade Urbana, do Governo Federal.

O corredor tem 5,7 quilômetros de extensão, incluindo pistas nos dois sentidos. As obras beneficiarão mais de 90 mil passageiros das 11 linhas municipais e 15 intermunicipais que trafegam pelo local. O corredor tem início na Avenida Guinle e vai até a Rua Cariri Açu. São seis estações de embarque, retorno na altura da Rua Justino de Maio, um viaduto de estrutura metálica sobre a rodovia Presidente Dutra e uma ciclovia de 2,5 quilômetros entre as pistas.

Corredor Santos Dumont
Foto: Márcio Lino/Prefeitura de Guarulhos

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS