A Prefeitura de Guarulhos obteve junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres autorização para construir o viaduto de transposição sobre a rodovia Presidente Dutra. O novo elevado faz parte das obras de implantação do corredor de ônibus Santos Dumont, em Cumbica, que vai proporcionar considerável aumento da velocidade média dos coletivos, reduzindo assim o tempo gasto pelos passageiros do sistema e desafogando o tráfego de veículos na própria avenida.
Mais de 53% das obras já foram executadas, faltando apenas o viaduto de transposição, que já foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, e o trecho denominado binário, que consiste em transformar vias paralelas e próximas de mão dupla em vias de sentido único, podendo vir a contribuir para o melhor uso do espaço das ruas e na diminuição de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas.
O corredor Santos Dumont é parte integrante do plano de mobilidade urbana da cidade e se ligará aos futuros corredores das avenidas Papa João Paulo I e Monteiro Lobato, cuja licitação está prevista para o mês de junho e conclusão das obras deverá ocorrer em 2021.
Para o prefeito Guti, a implantação desses corredores de ônibus é fundamental para a cidade. “Pensamos na cidade como um todo e a mobilidade urbana é um dos pilares para se ter uma cidade mais moderna, atraente para investimentos e com mais qualidade de vida”, esclarece.
Já o secretário municipal de Obras, Marco Antônio Guimarães, não tem dúvidas de que com a implantação desses três corredores de ônibus na cidade haverá uma melhora significativa no transporte público. “Com a separação clara das pistas de rolamento de coletivos e de veículos, haverá o aumento do fluxo dos ônibus, diminuindo assim o tempo de cada viagem”, ressalta.
Orçada em R$ 50,5 milhões, as obras contam com execução do consórcio T-A Trail Arvek e gerenciamento da Secretaria de Obras de Guarulhos. Os recursos são provenientes da Prefeitura de Guarulhos e do Programa de Aceleração do Crescimento Mobilidade Urbana, do Governo Federal.
O corredor tem 5,7 quilômetros de extensão, incluindo pistas nos dois sentidos. As obras beneficiarão mais de 90 mil passageiros das 11 linhas municipais e 15 intermunicipais que trafegam pelo local. O corredor tem início na Avenida Guinle e vai até a Rua Cariri Açu. São seis estações de embarque, retorno na altura da Rua Justino de Maio, um viaduto de estrutura metálica sobre a rodovia Presidente Dutra e uma ciclovia de 2,5 quilômetros entre as pistas.