A Prefeitura de São Paulo informou que vai liberar a circulação em período integral, por tempo indeterminado, dos caminhões que atendem a construção civil.
Estão liberados a partir desta quarta-feira, dia 8 de abril, os veículos que já possuem autorização especial do Departamento de Operação do Sistema Viário para atividades de Concretagem, Concretagem-Bomba, Remoção de Terra e Entulho em Obras Civis, Transporte de Caçambas Estacionárias, Transporte de Máquinas, Equipamentos e Materiais de Construção.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Eles poderão circular livremente pela cidade, sem as limitações estabelecidas pela Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões, Vias Estruturais Restritas, Zonas Especiais de Restrição de Circulação.
A medida se soma à liberação de circulação dos veículos de carga que fazem abastecimento de itens essenciais como medicamentos, materiais hospitalares, alimentos, produtos de higiene e combustíveis, que está em vigor desde março.
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes esclarece que a liberação não é válida para os veículos cadastrados para outras atividades, incluindo caminhões de mudanças.
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes reforçou que o rodízio municipal para veículos leves está suspenso por tempo indeterminado, mas ressaltou que seguem valendo normalmente:
- Restrições de circulação e o rodízio de placas para os demais veículos pesados (caminhões);
- Zona Azul, com exceção do entorno (raio de 300 metros) de unidades de saúde;
- Zona de Máxima Restrição ao Fretamento;
- Restrição de circulação de veículos de passeio em faixas e corredores exclusivos de ônibus.