ViaQuatro transporta 3,2 milhões de passageiros no período de Carnaval

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Grupo CCR Linha 4-Amarela Carnaval Linha 4 ViaQuatro de passageiros
Foto: Divulgação

A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, transportou mais de 3,2 milhões de pessoas no período de Carnaval de Rua, considerando os dias de pré-Carnaval (15 e 16 de fevereiro), Carnaval (22 a 25 de fevereiro) e pós-Carnaval (29 de fevereiro e 1º de março).

A estratégia especial desenvolvida pela concessionária garantiu transporte rápido e seguro para os foliões que utilizaram a linha para curtir os blocos de rua espalhados pela capital paulista.

No período, a linha foi utilizada por 3.227.591 passageiros. “É importante ressaltar que antes de a festa começar, houve um planejamento intenso da estratégia com nossas equipes e em conjunto com todas instituições e órgãos envolvidos, foram realizadas 52 reuniões para que tudo saísse com o maior conforto e segurança possíveis”, conta o diretor da concessionária, Maurício Dimitrov. Para comparação, em um dia útil, a ViaQuatro transporta 800 mil passageiros.

O fim de semana de pré-Carnaval registrou 964 mil passageiros transportados, contabilizando o sábado e o domingo (15 e 16 de fevereiro). O dia mais movimentado desse período foi o sábado, dia 15 de fevereiro, com mais 532 mil pessoas.

Durante o Carnaval, que compreende o período de sábado, dia 22 de fevereiro, a terça-feira, dia 25 de fevereiro, a Linha 4-Amarela transportou 1,6 milhão de pessoas, com destaque para o sábado, dia 22 de fevereiro, dia que mais de 456 mil pessoas utilizaram a linha.

No fim de semana de pós-carnaval (29 de fevereiro e 1º de março) foram transportados 663,5 mil passageiros. O dia mais movimentado na linha foi o sábado, dia 29 de fevereiro, com mais 409 mil passageiros transportados.

Para atender essa demanda expressiva, a concessionária colocou em prática uma estratégia especial com reforço na equipe de atendimento e segurança. A cada dia do período de Carnaval, 617 colaboradores atuaram nas estações e interior dos trens, uma ampliação de 100% no quadro de funcionários em comparação a um fim de semana normal. Parte desses colaboradores utilizou uma camiseta laranja com a frase “Eu te ajudo, folião” e esteve focada na orientação aos passageiros.

Vídeos e mensagens sonoras educativas e de orientação foram transmitidas dentro dos trens e estações, conscientizando sobre o respeito aos demais passageiros e às regras de segurança, como não acionar indevidamente os dispositivos de emergência. A oferta de trens também foi ampliada nos horários de maior demanda.

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