O número de passageiros transportados pelo sistema de transporte coletivo caiu mais de 70% em Mogi das Cruzes desde o dia 9 de março, de acordo com dados levantados pela Secretaria Municipal de Transportes da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Somente entre os dias 23 e 24 de março, foram quase cinco pontos percentuais de queda, o que representa, em um dia, 6,7 mil passageiros a menos nos ônibus.
No dia 9 de março, o sistema municipal de transporte coletivo registrou 142.603 passageiros nos ônibus. Nesta segunda-feira, dia 23 de março, o índice chegou a 42.573 passageiros. Já nesta terça-feira, dia 24 de março, foram transportados 35.870 passageiros, cerca de 23% a menos que no dia anterior.
Em comparação com o início do acompanhamento, o número de passageiros diminuiu 74,85% no levantamento desta terça-feira. Entre os idosos, principal grupo de risco da pandemia de coronavírus, a diminuição é ainda maior, chegando a 86%.
A queda da movimentação vem sendo verificada devido às restrições impostas para o combate à disseminação do novo coronavírus em Mogi das Cruzes. A principal orientação é para que as pessoas adotem o isolamento social, ficando em casa.
O movimento de queda na utilização do transporte vem ao encontro das medidas adotadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes no município para diminuir a circulação de pessoas. Na terça-feira, dia 24 de março, os ônibus passaram a operar com as tabelas horárias utilizadas aos sábados.
Com isso, o número de ônibus em circulação teve diminuição de cerca de 25% em relação aos dias normais. São 166 ônibus operando agora, contra 223 veículos nos dias normais.
O Cartão Conforto, que permite a viagem gratuita em qualquer lugar do ônibus para pessoas com mais de 65 anos, teve a utilização suspensa no transporte municipal. Apenas em situações de urgência, como os idosos que forem a unidades de saúde ou se vacinar contra a gripe, é permitida a utilização de todos os espaços do ônibus.
A Secretaria Municipal de Transportes vem monitorando as condições dos terminais Central e Estudantes, com intensificação dos trabalhos de limpeza e disponibilização de produtos de higiene pessoal para os passageiros, como sabonete e álcool em gel. Equipamentos furtados ou danificados por usuários estão sendo substituídos.
Desde o início da crise, as empresas concessionárias do transporte coletivo intensificaram os trabalhos de limpeza nos ônibus, além da orientação aos operadores do sistema.