Coronavírus: Informações do transporte coletivo de Santo André

306
Ônibus Santo André Transporte coletivo
Foto: Maurício Taboni/Prefeitura de Santo André

Neste post reunimos em um só lugar informações sobre o transporte coletivo de Santo André em meio à pandemia de coronavírus. Este post será atualizado com a maior frequência possível com o objetivo de informar o passageiro andreense.

28/04 – A Suzantur colocou mensagens de prevenção ao coronavírus nos letreiros dos ônibus e distribuiu cestas básicas a comunidades de Santo André. Foram beneficiadas cerca de 100 famílias das regiões da Represa, Parque Miami e Jardim Santo André.

21/04 – A empresa Transportes Coletivos Parque das Nações distribuiu máscaras para funcionários da operação e da garagem. O equipamento de proteção individual possui a logomarca da empresa.

19/04 – Os motoristas de ônibus de Santo André estão sendo vacinados contra a gripe nas garagens das empresas de ônibus. De acordo com a Prefeitura de Santo André, foram disponibilizadas doses também para cobradores, fiscais e pessoal de manutenção das garagens.

18/04 – O Supremo Tribunal Federal negou pedido da Prefeitura de Santo André e mantém suspensa restrição a idosos nos ônibus municipais da cidade. Para evitar deslocamento destas pessoas que integram o grupo de risco ao coronavírus, a gestão municipal suspendeu as gratuidades nos horários de pico.

18/04 – A Prefeitura de Santo André restringiu o acesso à Paranapiacaba. Até o dia 10 de maio, apenas moradores e pessoas que desempenham funções relacionadas ao serviço público ou a atividades essenciais poderão entrar na Vila de Paranapiacaba.

17/04 – Militares do Exército realizaram a desinfecção do Terminal Metropolitano Santo André Oeste, na região central da cidade. Ação ocorreu nos corredores, pisos, paredes, escadarias e corrimãos do terminal.

13/04 – Pit Stop da Prevenção passa a funcionar no Terminal da Vila Luzita e na Estação Santo André da Linha 10-Turquesa da CPTM.

09/04 – O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a Prefeitura de Santo André não restrinja o acesso de idosos ao transporte coletivo, mas a orientação de ficar em casa continua. Após decisão judicial, o benefício foi liberado pela Associação das Empresas de Transporte de Santo André.

08/04 – Na próxima semana, os funcionários dos transportes coletivos serão vacinados contra a gripe. A previsão é de 1,5 mil trabalhadores imunizados.

04/04 – A gratuidade para estudantes nos ônibus de Santo André segue suspensa até o dia 19 de abril. A isenção tarifária para idosos também não ocorre nos horários de pico.

01/04 – A Prefeitura de Santo André intensificou as medidas de higiene no transporte coletivo. Além disso, kits básicos com álcool em gel e outros itens de higiene estão sendo distribuídos para famílias de crianças carentes.

29/03 – A Prefeitura de Santo André suspendeu as atividades turísticas em Paranapiacaba e adiou o pagamento de aluguéis. Pousadas, restaurantes, bares, cafés e museus estão fechados.

25/03 – Prefeitura de Santo André inicia limpeza de ruas e avenidas contra o coronavírus.

25/03 – Caminhões-pipa jogam cloro e desinfetante em terminais de ônibus e estações de trem de Santo André. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Santo André em combate ao novo coronavírus.

24/03 – Não haverá mais paralisação dos ônibus no ABC Paulista a partir de domingo, dia 29 de março de 2020. A suspensão atingiria Santo André e mais seis cidades.

23/03 – A partir de terça-feira, dia 24 de março, a gratuidade para idosos nos ônibus municipais será suspensa nos horários de pico da manhã e tarde, entretanto no fim de semana, alguns passageiros com 60 anos ou mais relatavam que não conseguiram a isenção da tarifa.

20/03 – A Prefeitura de Santo André passou a disponibilizar álcool em gel nos ônibus e o prefeito Paulo Serra apelou para que os idosos evitassem usar o transporte coletivo. Nesta sexta-feira, dia 20 de março, cerca de 10 mil idosos usaram os ônibus na cidade.

19/03 – O prefeito Paulo Serra afirmou nesta quinta-feira, dia 19 de março, que o transporte coletivo da cidade apresentou uma queda de 40% na demanda de passageiros, em razão das medidas de contenção ao novo coronavírus.

18/03 – A empresa Suzantur anunciou medidas para combater o coronavírus em Santo André. Dentre as ações, está a intensificação dos serviços de limpeza dos ônibus e terminais.

17/03 – Apesar da Prefeitura de Santo André ter anunciado na segunda-feira, dia 16 de março, a normalização da frota de ônibus na cidade, passageiros relatavam no horário de pico da manhã desta terça-feira, dia 17 de março, que havia redução da frota de ônibus em algumas linhas. A SATrans e Prefeitura de Santo André afirmaram que a operação ocorreu como nos dias úteis, mas admitiram problemas por causa de motoristas idosos que não estavam trabalhando.

16/03 – Os ônibus municipais operaram com redução de frota na manhã desta segunda-feira, dia 16 de março, em razão da contenção ao coronavírus. A normalização da frota ocorreu após às 11h. Segundo a Prefeitura de Santo André, os motoristas com 60 anos ou mais não foram trabalhar e os passageiros eram informados que a tabela horária era a mesma de sábado.

Deixe seu comentário