Coronavírus: Idosos podem solicitar Bilhete Único do Idoso por e-mail

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e da SPTrans, adotou mais uma medida preventiva para evitar o contágio do coronavírus.

Para isso, orienta os passageiros que são idosos para que evitem ir aos Postos de Atendimento nas Subprefeituras e no Posto Central, uma vez que a solicitação do Bilhete Único do Idoso pode ser feita, excepcionalmente, pelo e-mail atendimento.idoso@sptrans.com.br, ou seja, não haverá atendimento presencial.

Além disso, pelo e-mail, os idosos podem tirar dúvidas, bloquear o Bilhete Único Especial Idoso (por motivo de perda ou roubo) e até apresentar justificativa após bloqueio do cartão.

No caso da solicitação da primeira via é preciso anexar no e-mail, foto, documento de identificação oficial com foto (Documento de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação), CPF, comprovante do local de sua residência com no máximo seis meses, com CEP (conta de luz, água ou telefone. Informar o número de telefone para contato e aguardar o recebimento do cartão pelos Correios no prazo de 20 dias.

É importante mencionar que mesmo sem o Bilhete Único a pessoa idosa poderá embarcar e desembarcar pela porta da frente do ônibus apresentando ao motorista um documento oficial com foto no momento do desembarque.

Bilhete Único do Idoso Atendimento
Imagem: Divulgação/SPTrans

Atenção

O benefício da gratuidade do Bilhete Único Especial do Idoso é de uso pessoal e intransferível e concedido para homens e mulheres com idade igual ou superior a 60 anos que, comprovadamente, residam na Região Metropolitana de São Paulo ou em Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí.

A pessoa idosa nunca deve emprestar, nem solicitar que outra pessoa passe seu cartão na catraca, pois as imagens são registradas pelas câmeras instaladas nos validadores, podendo ter o seu cartão cancelado por uso indevido. Mais informações podem ser obtidas no site da SPTrans ou consultar outras dúvidas no FAQ ou ligar para o telefone 156.

Documentos necessários no e-mail

  • Documento de identificação oficial com foto (Documento de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, ou Carteira de Identificação Estudantil);
  • CPF caso não conste no documento
  • Comprovante recente de endereço, com no máximo seis meses, com CEP (conta de luz, água, conta de telefone, entre outros). É necessário que seja do local onde o idoso reside, pois o cartão será enviado para o local descrito no comprovante.
  • Anexar foto. Imagem com baixa resolução ou qualidade, de perfil, fazendo selfie, ao lado, com outras pessoas, usando óculos de sol, boné, chapéu ou adereços que cubram parte do rosto não serão aprovadas.
  • Informar número de telefone para contato.

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