A partir de segunda-feira, dia 23 de março de 2020, cerca de mil ônibus municipais devem ser retirados das ruas na capital paulista. No total, a cidade têm cerca de 13 mil ônibus.
A redução na oferta de transporte coletivo é causada pela suspensão das aulas na capital paulista, como uma das medidas de tentar evitar o avanço da pandemia de coronavírus.
“Na segunda-feira, entra o recesso escolar. A frota automaticamente é reduzida em função disso. Então, a partir de segunda-feira, nós já vamos ter uma redução. Algo próximo a mil ônibus deixarão de circular”, disse Edson Caram, secretário municipal de Mobilidade e Transportes nesta quinta-feira, dia 19 de março, em entrevista à TV Globo.
Edson Caram disse que houve uma queda de 50% no número de passageiros do sistema de transporte coletivo, o que significa quase R$ 4,5 milhões de passageiros a menos.
De acordo com o secretário, juntamente com o Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de São Paulo, vai avaliar diariamente a operação para ver se há necessidade de alterar a frota do transporte coletivo.
Leia também
- Mesmo com pandemia, ônibus continuam cheios