Linha 9-Esmeralda será bloqueada parcialmente para obras da Linha 17-Ouro

118
Obras Estação Morumbi Linha 9-Esmeralda
Foto: Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Para a continuidade das obras de implantação da Linha 17-Ouro, a Linha 9-Esmeralda será bloqueada parcialmente neste fim de semana. Os trabalhos serão para a colocação das estruturas que vão interligar as estações Morumbi da Linha 17-Ouro de monotrilho com a da Linha 9-Esmeralda da CPTM.

A Linha 9-Esmeralda vai operar parcialmente no domingo, dia 26 de janeiro, com a circulação interrompida no trecho entre as estações Santo Amaro e Berrini. Durante a interdição, ônibus do sistema Paese estarão à disposição para que os passageiros possam continuar a viagem nos dois sentidos, gratuitamente. A operação comercial na segunda-feira, dia 27 de janeiro, começará normalmente às 4h.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos e o Metrô de São Paulo rescindiram em 2019 contratos parados da Linha 17-Ouro. O novo acordo para término das obras foi assinado recentemente e a licitação para compra dos trens está na fase final.

As interdições voltarão a ocorrer nos dois fins de semana seguintes e podem ser feitas novamente em outra etapa das obras.

ALTERNATIVAS

Como alternativa, os passageiros poderão optar por seguir pelo sistema sobre trilhos, utilizando as linhas de metrô para voltar à Linha 9-Esmeralda ou seguir a viagem para outras regiões.

Sentido Osasco

Para quem vai no sentido Osasco, a opção é descer na Estação Santo Amaro e utilizar a Linha 5-Lilás, até a estação Chácara Klabin, fazer a transferência para a Linha 2-Verde, seguir viagem até a estação Consolação, fazer a transferência para a Linha 4-Amarela, retornando à Linha 9-Esmeralda na estação Pinheiros.

Sentido Grajaú

Para quem vai no sentido Grajaú, a opção é descer na Estação Pinheiros e utilizar a Linha 4-Amarela, até a estação Paulista, fazer a transferência para a Linha 2-Verde, seguir viagem até Chácara Klabin, fazer a transferência para a Linha 5-Lilás, retornando à Linha 9-Esmeralda na estação Santo Amaro.

PAESE

Ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) estarão à disposição gratuitamente para que o passageiro possa continuar a viagem nos dois sentidos da Linha 9-Esmeralda.

Os ônibus vão percorrer o trecho interditado em tempo estimado de 15 minutos no sentido Berrini e 20 minutos na direção de Santo Amaro, dependendo das condições do trânsito.

Senha

Para a utilização dos ônibus do Paese, os passageiros que já estão nas estações Santo Amaro (seja da Linha 9-Esmeralda ou da Linha 5-Lilás) ou Berrini, deverão retirar uma senha na área paga, próxima aos bloqueios. Essa senha deverá ser entregue para retornar ao sistema sem ter que pagar novamente a passagem.

Já os passageiros que estavam fora do sistema podem utilizar os ônibus do Paese gratuitamente, acessando as estações Santo Amaro ou Berrini com o pagamento da tarifa.

Santo Amaro – Embarque e Desembarque

O acesso aos ônibus será na Avenida Padre José Maria, próximo à estação; no mesmo local será feito o desembarque.

Berrini – Embarque e Desembarque

O embarque será na Avenida das Nações Unidas, sob a passarela da estação. O desembarque será na Avenida das Nações Unidas, esquina com a Rua Joel Carlos Borges.

PRÓXIMAS INTERDIÇÕES – DATAS E HORÁRIOS

Fins de Semana de 1º e 8 de fevereiro:

Interdição da Linha 9-Esmeralda, entre as estações Santo Amaro e Berrini, durante toda a operação dos domingos (2 e 9 de fevereiro). A operação volta ao normal às 4h das segundas-feiras (3 e 10 de fevereiro).

Deixe seu comentário