Frota metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte recebe 28 novos ônibus

83
Novos Pássaro Marron Novos ônibus
Foto: Divulgação

Os 82 serviços intermunicipais gerenciados pela EMTU que transportam, em média, cerca de 70 mil passageiros por dia na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte ganharam um importante reforço esta semana.

Entraram em operação 28 ônibus zero quilômetro de característica seletiva. São veículos de padrão rodoviário, com plataforma elevatória para pessoas com dificuldade de locomoção e que transportam apenas passageiros sentados. A capacidade máxima é de 48 pessoas.

A empresa Pássaro Marron colocou em operação 20 desses novos ônibus. Eles têm carroceria Marcopolo e motor Euro V, a tecnologia mais moderna do ponto de vista ambiental. Desse total, 10 têm ar-condicionado e 16 são equipados com tomadas USB para carregamento de celulares e notebooks.

Os outros oito ônibus novos foram entregues para operação pela Viação Litorânea, todos com ar-condicionado. Quatro deles são de frota compartilhada com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo e têm como diferencial o sistema de frenagem Retarder que proporciona maior durabilidade dos pneus e freio, além de permitir maior velocidade média e economia de combustível.

Ônibus Litorânea
Foto: Divulgação

Este sistema é especialmente útil em linhas que trafegam pela rodovia dos Tamoios, onde o trecho de serra requer frenagens constantes.

O investimento total das duas empresas foi de R$ 15,6 milhões.

Os 28 novos ônibus vão substituir parte da frota de 465 veículos que interligam os 39 municípios da região. Até o final do primeiro trimestre de 2020, mais 50 novos ônibus serão colocados em operação pelas duas empresas.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here