17.2 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Transwolff entrega 15 novos ônibus elétricos

Nesta terça-feira, dia 19 de novembro, foram entregues 15 novos ônibus elétricos que circularão na linha 6030/10 Unisa Campus 1 – Terminal Santo Amaro, da empresa Transwolff Transportes e Turismo.

Os veículos já estão equipados com a tecnologia NFC – pagamento da tarifa por meio dos cartões de débito ou crédito, smartphones ou smartwatches através das plataformas de pagamento digitais.

Com esta entrega, a cidade de São Paulo agora têm a maior frota de ônibus 100% elétricos do País. “Viabilizamos um projeto que capta energia limpa gerada em uma fazenda no interior do Estado para abastecer os ônibus que circulam na cidade”, disse o presidente da SPTrans.

Os modelos BYD D9W são 100% elétricos, movidos a bateria, e possuem área para cadeira de rodas, acessibilidade com rampa de acesso, piso baixo, Wi-Fi, USB e ar-condicionado.

A linha em que os ônibus irão operar foi selecionada após estudos técnicos de viabilidade da SPTrans e os critérios adotados foram o percurso, a quilometragem diária por veículo, o número de passageiros transportados, a frota, o menor custo para disponibilização da energia elétrica no local de abastecimento, a distância entre a garagem e o ramal elétrico.

A linha 6030/10 Unisa Campus 1 – Terminal Santo Amaro, operada pela Transwolff Transportes e Turismo, atende a todos os critérios estabelecidos para o projeto. Ela tem 29,7 quilômetros de extensão, 18 ônibus na frota e transporta, em média, 14,8 mil passageiros por dia útil.

Os 15 ônibus BYD D9W possuem 250 quilômetros de autonomia, o que permite que ele rode o dia inteiro, retornando para a garagem à noite, onde são recarregados. A recarga total se dá num período de aproximadamente três horas.

A energia que será usada no abastecimento é limpa e virá de geração por meio de fazenda solar. O carregamento noturno torna a operação mais vantajosa, uma vez que o custo da energia elétrica neste período é mais baixo.

O projeto piloto foi anunciado no dia 16 de outubro de 2018, durante uma visita da comitiva da Prefeitura de São Paulo à fábrica da empresa chinesa BYD, em Campinas, considerando a preocupação com a emissão de poluentes e a aplicação de novas tecnologias no transporte público de São Paulo.

Redução de poluentes

De acordo com a BYD, cada ônibus elétrico em operação deixará de emitir 110 toneladas por ano de CO2 na atmosfera e toda a frota dos 15 ônibus vai preservar o equivalente a 12 mil árvores ao ano.

Os veículos são movidos a bateria de ferro-lítio, que em contato com o oxigênio não explode e não pega fogo. Além disso, após 15 anos de uso nos ônibus, a bateria poderá ser utilizada em sistemas de armazenamento de energia.

A frota de ônibus municipal da cidade conta com 14.072 ônibus e 70% estão equipados com motor EURO V, que reduz emissão de poluentes.

Novos ônibus Transwolff
Foto: Divulgação/SPTrans

Nova identidade visual

Foram considerados na nova identidade visual elementos e informações relevantes aos usuários, representados em um desenho que remete à modernidade, leveza e simplicidade.

Mantida as cores da área de atuação e os números do prefixo na dianteira, traseira, laterais e no teto.

A nova identidade visual também trouxe uma preocupação com a segurança das pessoas mais vulneráveis na circulação viária, como pedestres, ciclistas e motociclistas, e isto foi registrado de forma efetiva com adesivos aplicados nos pontos considerados “cegos”, durante as manobras no trânsito.

Sinalização limpa
Foto: Divulgação/SPTrans
Sinalização Transwolff
Foto: Divulgação/SPTrans
Sinalização Internet
Foto: Divulgação/SPTrans

Outras pontuações na identidade visual

  • Tarifa e formas de pagamento foram apresentadas em adesivos na porta de entrada;
  • As tecnologias embarcadas (ar condicionado; tomadas USB e Wi-Fi) foram identificadas por símbolos e expostos na parte superior dos coletivos;
  • A identificação do tipo de tecnologia (Motor Euro 5, elétrico ou movido a bateria), que representa a responsabilidade da SPTrans em exigir combustíveis mais limpos para frota, também estão apresentados na parte superior dos ônibus;
  • Atualização de logomarcas institucionais e serviços.

Chassis BYD D9W

O Chassis BYD D9W é utilizado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento. Os dois motores de 150 KW juntos equivalem a 402 cavalos de potência e estão integrados às rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração. A estrutura é constituída por materiais de alta resistência a torção e a flexão.

Os freios a disco regenerativos com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras,proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo. A energia cinética dá ao veículo a capacidade de reverter a energia nos momentos de frenagem, permitindo a realimentação dos sistemas de baterias.

A suspensão pneumática integral proporciona conforto aos passageiros e ao motorista e o sistema de rebaixamento bilateral (ECAS) permite o ajoelhamento da suspensão, aumentando a comodidade e a segurança para embarque e desembarque dos passageiros.

Também é possível elevar a altura da carroceria para transpor alguns obstáculos das vias públicas, através do sistema pneumático de suspensão.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS