Transwolff entrega 15 novos ônibus elétricos

Nesta terça-feira, dia 19 de novembro, foram entregues 15 novos ônibus elétricos que circularão na linha 6030/10 Unisa Campus 1 – Terminal Santo Amaro, da empresa Transwolff Transportes e Turismo.

Os veículos já estão equipados com a tecnologia NFC – pagamento da tarifa por meio dos cartões de débito ou crédito, smartphones ou smartwatches através das plataformas de pagamento digitais.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • https://www.facebook.com/transwolff/videos/2689570584398572/?__xts__%5B0%5D=68.ARBz4ygMMEJSfeJlCf9dlTbfOKkkRH8r3tshSUDyvXUcg1UQxwPAxirbkp0DV1bgBLNzPc67EWGE6W7DtOPNy7YC9OhC1F6Z32o9nQjnohlNnjWa8MIxbkkQca_dQ8dz5xhwyVI-B0o8QrbCC5vaZ30yEeUfHbHFp5PUd8MFfm87FfbofKnOIsbj3TrNFye8aJAjao8ltvYMh43zbaj5LEHRnEeEJnAk7uqqNFABUg-8c96tao3nphoTQkIUAG3bqWlP7mCDr6Eb1Xj4HY5jWKCSuK7m0vEFrrDJ0oGCF-HhfuRapX-7VE0nmWh-tTHqOS2hMoeGJs-kYFZKitsyzN0f8TT0tg6KcJmvHQ&__tn__=-R

    Com esta entrega, a cidade de São Paulo agora têm a maior frota de ônibus 100% elétricos do País. “Viabilizamos um projeto que capta energia limpa gerada em uma fazenda no interior do Estado para abastecer os ônibus que circulam na cidade”, disse o presidente da SPTrans.

    Os modelos BYD D9W são 100% elétricos, movidos a bateria, e possuem área para cadeira de rodas, acessibilidade com rampa de acesso, piso baixo, Wi-Fi, USB e ar-condicionado.

    A linha em que os ônibus irão operar foi selecionada após estudos técnicos de viabilidade da SPTrans e os critérios adotados foram o percurso, a quilometragem diária por veículo, o número de passageiros transportados, a frota, o menor custo para disponibilização da energia elétrica no local de abastecimento, a distância entre a garagem e o ramal elétrico.

    https://www.facebook.com/transwolff/videos/519237632139686/?__xts__%5B0%5D=68.ARBvRzk9qXTrFZvrfIgUEsPaqbu3JBl-cynIpZj-nreM0-ly7cPdrVqi0QNWC9fVtuo9dMUhS5FATuYcPyS6gghDvvuilEWEvsDlfOYJNdv54Es9kDbsGNJ_pZG9lBPpS-TGJy9ItA9ur9XmLhSvZAFptC3gOeuCCXVMQZMd7FwZuYn1CWwVtyu5RWY08lu4iizS6U76vyF_rQRHeXBomjpLPs7fh31qhBcybeipuSoaMs7ysy9EkmOB-z645AO6UjmktyrD_u_g3GDXSAwQaJGxSafxqaxwo4eyUfKz1cneydeIlksOoWzFOR5qh0gQRLbeAQgbXWLSfUdcxDILrpAdtu-y2C8FS6g&__tn__=-R

    A linha 6030/10 Unisa Campus 1 – Terminal Santo Amaro, operada pela Transwolff Transportes e Turismo, atende a todos os critérios estabelecidos para o projeto. Ela tem 29,7 quilômetros de extensão, 18 ônibus na frota e transporta, em média, 14,8 mil passageiros por dia útil.

    Os 15 ônibus BYD D9W possuem 250 quilômetros de autonomia, o que permite que ele rode o dia inteiro, retornando para a garagem à noite, onde são recarregados. A recarga total se dá num período de aproximadamente três horas.

    A energia que será usada no abastecimento é limpa e virá de geração por meio de fazenda solar. O carregamento noturno torna a operação mais vantajosa, uma vez que o custo da energia elétrica neste período é mais baixo.

    O projeto piloto foi anunciado no dia 16 de outubro de 2018, durante uma visita da comitiva da Prefeitura de São Paulo à fábrica da empresa chinesa BYD, em Campinas, considerando a preocupação com a emissão de poluentes e a aplicação de novas tecnologias no transporte público de São Paulo.

    https://www.facebook.com/transwolff/videos/558121384953538/?__xts__%5B0%5D=68.ARAv42m-pAEPhBc2RrtQNI8r74vZkq6y7JPSW-Eybn9JLWeAB4zGpu7CO6ZsDR2XHO5KPXNmf1MutTT-xG8FuWwwe1gKzENRcbtgxaj_2O1PZnQ8Bqaa2XxeSd2opA-BGXNF4a1gHk7cvRvwuzNU6nRjkEboY85DZC_4lo2tLsZjbAyxrrIzegyURHdRRYV01x3M9HmRbG6GetE-LNEECE88iHSATkvsTwyEigkDAZ5HUpmvghFgJCAJDzFnq6RKTh6Xp-5SSdwZ96NpAt__qHoClh8rlPEvWaxhoC-pTn7qAaS9AfchFz3c9RiNgqK1WING3sssw-xyBZL994XpTNaGs2bn5PzKMCY&__tn__=-R

    Redução de poluentes

    De acordo com a BYD, cada ônibus elétrico em operação deixará de emitir 110 toneladas por ano de CO2 na atmosfera e toda a frota dos 15 ônibus vai preservar o equivalente a 12 mil árvores ao ano.

    Os veículos são movidos a bateria de ferro-lítio, que em contato com o oxigênio não explode e não pega fogo. Além disso, após 15 anos de uso nos ônibus, a bateria poderá ser utilizada em sistemas de armazenamento de energia.

    A frota de ônibus municipal da cidade conta com 14.072 ônibus e 70% estão equipados com motor EURO V, que reduz emissão de poluentes.

    Novos ônibus Transwolff
    Foto: Divulgação/SPTrans

    Nova identidade visual

    Foram considerados na nova identidade visual elementos e informações relevantes aos usuários, representados em um desenho que remete à modernidade, leveza e simplicidade.

    Mantida as cores da área de atuação e os números do prefixo na dianteira, traseira, laterais e no teto.

    A nova identidade visual também trouxe uma preocupação com a segurança das pessoas mais vulneráveis na circulação viária, como pedestres, ciclistas e motociclistas, e isto foi registrado de forma efetiva com adesivos aplicados nos pontos considerados “cegos”, durante as manobras no trânsito.

    Sinalização limpa
    Foto: Divulgação/SPTrans
    Sinalização Transwolff
    Foto: Divulgação/SPTrans
    Sinalização Internet
    Foto: Divulgação/SPTrans

    Outras pontuações na identidade visual

    • Tarifa e formas de pagamento foram apresentadas em adesivos na porta de entrada;
    • As tecnologias embarcadas (ar condicionado; tomadas USB e Wi-Fi) foram identificadas por símbolos e expostos na parte superior dos coletivos;
    • A identificação do tipo de tecnologia (Motor Euro 5, elétrico ou movido a bateria), que representa a responsabilidade da SPTrans em exigir combustíveis mais limpos para frota, também estão apresentados na parte superior dos ônibus;
    • Atualização de logomarcas institucionais e serviços.

    Chassis BYD D9W

    O Chassis BYD D9W é utilizado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento. Os dois motores de 150 KW juntos equivalem a 402 cavalos de potência e estão integrados às rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração. A estrutura é constituída por materiais de alta resistência a torção e a flexão.

    Os freios a disco regenerativos com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras,proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo. A energia cinética dá ao veículo a capacidade de reverter a energia nos momentos de frenagem, permitindo a realimentação dos sistemas de baterias.

    A suspensão pneumática integral proporciona conforto aos passageiros e ao motorista e o sistema de rebaixamento bilateral (ECAS) permite o ajoelhamento da suspensão, aumentando a comodidade e a segurança para embarque e desembarque dos passageiros.

    Também é possível elevar a altura da carroceria para transpor alguns obstáculos das vias públicas, através do sistema pneumático de suspensão.

    Deixe um comentário