Agora é oficial, a partir de segunda-feira, dia 3 de novembro, todos os trens da Linha 7-Rubi da CPTM seguirão até a Estação Brás nos dias úteis. Segundo a CPTM, o resultado dos testes realizados nesta primeira semana foi positivo e mostrou que a ampliação da linha beneficia diretamente cerca de 70 mil passageiros por dia.
A viagem até a região central de São Paulo agora ficou mais rápida com o novo trajeto devido à diminuição do número de transferências nas estações Palmeiras-Barra Funda e Luz que, além de reduzir o tempo de viagem, melhorou o fluxo de passageiros em ambas as estações.
Outra vantagem da mudança é que permitiu a redução do intervalo entre os trens no trecho de maior demanda da Linha 7-Rubi. Agora, nos dias úteis, os trens circulam a cada seis minutos de Francisco Morato a Brás nos horários de pico. Antes, os trens operavam com intervalos de oito minutos de Francisco Morato à Caieiras, e seis minutos de Caieiras a Luz, nos horários de pico.
O embarque e desembarque para os passageiros provenientes da Linha 7-Rubi está sendo feito pela plataforma 2, na Estação Brás.
Com a mudança, a Linha 7-Rubi que já é maior em extensão, passa a operar uma extensão de 62,7 quilômetros (antes, era 60,5 quilômetros), e o número de estações sobe de 18 para 19.
Os trens circulam de Jundiaí a Francisco Morato, trecho de menor demanda, e de Francisco Morato a Brás, nos dias úteis. Lembrando que nos finais de semana e feriados a circulação ocorre de Francisco Morato a Luz.