Tecnologia embarcada nos veículos BRT oferecerá mais conforto e comodidade durante os deslocamentos

Informações de percurso, circuito interno de câmeras, ar condicionado, acesso à internet gratuito, acionamento de portas das estações e “onda verde” nos semáforos estão entre as vantagens dos novos ônibus

73
Ônibus BRT Sorocaba
Imagem: Divulgação

A chegada do BRT (Bus Rapid Transit) em Sorocaba representará uma nova era do transporte público da cidade. Um dos grandes diferenciais do novo sistema será a utilização de 125 ônibus com alta tecnologia embarcada que permitirá ao passageiro, por exemplo, prever o horário de chegada e partida dos veículos, ter acesso a informações sobre embarque e itinerário das linhas, entre outras.

Para acessar os dados, o passageiro terá nos painéis de mensagens variáveis internas nos veículos e também poderá acessar o aplicativo CittaMobi, que pode ser baixado gratuitamente para iOS e Android.

Todos os veículos contarão com ar condicionado, tomadas USB e internet gratuita com velocidade acima de 5G – Sorocaba será a primeira cidade da América Latina a contar com esta avançada conexão. Para garantir a segurança dos passageiros, os ônibus terão um sistema de videomonitoramento que funcionará ininterruptamente.

O BRT Sorocaba é considerado uma evolução do transporte sobre pneus, pois sua importância vai além da melhora do trânsito e do deslocamento de seus usuários.

A tecnologia embarcada permite à empresa, por exemplo, monitorar o desempenho dos veículos a fim de se verificar a eficiência do sistema no que se refere a horários de chegada e saída, tempo de trajeto e itinerário. Este monitoramento possibilitará a gestão eficaz da frota e a celeridade do fluxo de passageiros.

“Disponibilizaremos informações detalhadas ao passageiro para que sua experiência com o novo transporte público seja a melhor possível. A ideia é que o sistema seja eficiente e funcional tanto para a população quanto para o próprio BRT”, destaca José Henrique de Avila, Presidente da Concessionária BRT Sorocaba.

Outro diferencial do novo sistema será a sincronia entre ônibus e semáforos. Os veículos terão preferência ao passar por cruzamentos, pois contarão com a chamada “onda verde” – quando todos os semáforos liberam a passagem.

Além disso, a frota contará com autonomia dos motoristas para o acionamento de abertura e fechamento das portas nas estações. Sob o comando do condutor, ocorre a liberação das portas na plataforma de embarque e desembarque, garantindo a segurança e rapidez no fluxo dos passageiros.

Projeto BRT

O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais. O projeto teve origem no poder público, mas todo empreendimento está sendo feito de acordo com procedimentos de empresa privada.

Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada requalificados, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

Deixe seu comentário