A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, da São Paulo Transporte e da Companhia de Engenharia de Tráfego, promoveu nos dias 13, 18, 21 e 22 de novembro as audiências públicas para apresentação das propostas de implantação de faixas exclusivas de ônibus.
Os eventos aconteceram nas Subprefeituras de Pirituba, Butantã, Campo Limpo e Vila Prudente das 19h30 às 21h30 e contou com participação dos munícipes, considerando que foi a primeira vez que a população de São Paulo foi ouvida sobre a implantação de faixas exclusivas de ônibus de forma ampla e participativa.
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Próximo passo
Após as audiências públicas, todas as contribuições vindas tanto pelas participações orais, quanto pelas contribuições escritas deixadas pelos cidadãos serão analisadas e respondidas pelos órgãos que organizaram as audiências.
As respostas para cada contribuição serão disponibilizadas, ainda no mês de dezembro, no site da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e também serão enviadas por email ao respectivo munícipe.
De acordo com as sugestões recebidas, a Prefeitura de São Paulo pode fazer alterações nos projetos propostos, o que pode se dar por meio de remanejamentos de trechos de faixas propostas, exclusões ou inclusões de novas faixas exclusivas de ônibus.
A Prefeitura de São Paulo afirma que mantém o compromisso de implantar ao menos 38 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus com conclusão em 2020. Se houver a exclusão de algum trecho de faixa exclusiva proposto inicialmente, haverá a sua substituição por outra faixa, de forma a manter a extensão mencionada.
Proposta da Prefeitura de São Paulo
O projeto prevê mais 38 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, que facilitam a mobilidade urbana numa cidade complexa como São Paulo ao dar preferência ao transporte público. Ao mesmo tempo, garante o fluxo dos demais veículos pelas outras faixas, além de não exigir a necessidade de desapropriações ou grandes obras.
O plano tem como objetivo implantar novas faixas exclusivas nas regiões norte, leste, sul, oeste e central. Ao todo, cerca de 320 mil passageiros por dia serão beneficiados com a mudança na cidade, sendo:
- Centro: 79.200 passageiros
- Zona Norte: 43.500 passageiros
- Zona Leste: 31.800 passageiros
- Zona Sul: 73.700 passageiros
- Zona Oeste: 91.800 passageiros
Com mais esses 38 quilômetros, a capital paulista passará dos atuais 512 quilômetros para 550 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. A capital paulista conta também com 144 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus, dos quais 129 quilômetros foram implantados pela Prefeitura de São Paulo e 15 quilômetros pelo Governo do Estado de São Paulo.
As propostas são para as seguintes vias:
Centro
- Rua da Cantareira
- Rua Conselheiro Furtado
- Ruas São Caetano e Monsenhor Andrade
- Rua Oriente
- Rua Barão de Ladário
- Rua Miller
- Largo da Concórdia e Viaduto do Gasômetro
- Rua do Gasômetro
Zona Norte
- Avenida Deputado Cantídio Sampaio
- Avenida Fiorelli Peccicaco
- Avenida Raimundo Pereira de Magalhães
- Avenida Mutinga
Zona Leste
- Rua São Teodoro
- Avenida Pires do Rio
- Avenida Sapopemba
- Avenida Luiz Ferreira da Silva (binário com a Avenida Sapopemba)
Zona Sul
- Avenida Yervant Kissajikian
- Avenida Carlos Lacerda
- Estrada das Lágrimas e ruas Alencar Araripe e Caripurá (implantação de mão única e binário)
- Rua Salvador Simões
- Rua Gentil de Moura
Zona Oeste
- Avenida Ministro Laudo Ferreira de Camargo
- Avenida Luciano Laurana
- Rua Sumidouro