Fase das audiências públicas sobre as propostas de implantação de 38 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus é encerrada

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, da São Paulo Transporte e da Companhia de Engenharia de Tráfego, promoveu nos dias 13, 18, 21 e 22 de novembro as audiências públicas para apresentação das propostas de implantação de faixas exclusivas de ônibus.

Os eventos aconteceram nas Subprefeituras de Pirituba, Butantã, Campo Limpo e Vila Prudente das 19h30 às 21h30 e contou com participação dos munícipes, considerando que foi a primeira vez que a população de São Paulo foi ouvida sobre a implantação de faixas exclusivas de ônibus de forma ampla e participativa.

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Próximo passo

Após as audiências públicas, todas as contribuições vindas tanto pelas participações orais, quanto pelas contribuições escritas deixadas pelos cidadãos serão analisadas e respondidas pelos órgãos que organizaram as audiências.

As respostas para cada contribuição serão disponibilizadas, ainda no mês de dezembro, no site da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e também serão enviadas por email ao respectivo munícipe.

De acordo com as sugestões recebidas, a Prefeitura de São Paulo pode fazer alterações nos projetos propostos, o que pode se dar por meio de remanejamentos de trechos de faixas propostas, exclusões ou inclusões de novas faixas exclusivas de ônibus.

A Prefeitura de São Paulo afirma que mantém o compromisso de implantar ao menos 38 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus com conclusão em 2020. Se houver a exclusão de algum trecho de faixa exclusiva proposto inicialmente, haverá a sua substituição por outra faixa, de forma a manter a extensão mencionada.

Proposta da Prefeitura de São Paulo

O projeto prevê mais 38 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, que facilitam a mobilidade urbana numa cidade complexa como São Paulo ao dar preferência ao transporte público. Ao mesmo tempo, garante o fluxo dos demais veículos pelas outras faixas, além de não exigir a necessidade de desapropriações ou grandes obras.

O plano tem como objetivo implantar novas faixas exclusivas nas regiões norte, leste, sul, oeste e central. Ao todo, cerca de 320 mil passageiros por dia serão beneficiados com a mudança na cidade, sendo:

  • Centro: 79.200 passageiros
  • Zona Norte: 43.500 passageiros
  • Zona Leste: 31.800 passageiros
  • Zona Sul: 73.700 passageiros
  • Zona Oeste: 91.800 passageiros

Com mais esses 38 quilômetros, a capital paulista passará dos atuais 512 quilômetros para 550 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. A capital paulista conta também com 144 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus, dos quais 129 quilômetros foram implantados pela Prefeitura de São Paulo e 15 quilômetros pelo Governo do Estado de São Paulo.

As propostas são para as seguintes vias:

Centro

  • Rua da Cantareira
  • Rua Conselheiro Furtado
  • Ruas São Caetano e Monsenhor Andrade
  • Rua Oriente
  • Rua Barão de Ladário
  • Rua Miller
  • Largo da Concórdia e Viaduto do Gasômetro
  • Rua do Gasômetro

Zona Norte

  • Avenida Deputado Cantídio Sampaio
  • Avenida Fiorelli Peccicaco
  • Avenida Raimundo Pereira de Magalhães
  • Avenida Mutinga

Zona Leste

  • Rua São Teodoro
  • Avenida Pires do Rio
  • Avenida Sapopemba
  • Avenida Luiz Ferreira da Silva (binário com a Avenida Sapopemba)

Zona Sul

  • Avenida Yervant Kissajikian
  • Avenida Carlos Lacerda
  • Estrada das Lágrimas e ruas Alencar Araripe e Caripurá (implantação de mão única e binário)
  • Rua Salvador Simões
  • Rua Gentil de Moura

Zona Oeste

  • Avenida Ministro Laudo Ferreira de Camargo
  • Avenida Luciano Laurana
  • Rua Sumidouro

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