Dois novos trens da Linha 13-Jade desembarcam no Porto de Santos neste sábado, dia 9

Neste sábado, dia 9 de novembro, mais dois trens chineses, de um lote adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo, desembarcam no Porto de Santos. As composições formarão a frota da Linha 13-Jade, que liga a capital paulista à região do Aeroporto de Guarulhos. O primeiro trem chegou em setembro e está em fase de testes na CPTM.

Os trens são compostos por oito vagões, que serão transportados em carretas para a oficina de Presidente Altino, onde passarão por os testes nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Os principais diferenciais dessa frota, chamada 2500, são os bagageiros para malas pequenas localizado acima dos assentos e o espaço específico para malas grandes. Esses itens vão garantir conforto na viagem até o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Atualmente, circulam na Linha 13-Jade, trens novos do mesmo padrão das demais linhas da CPTM.

    “O primeiro trem está respondendo bem a todos os testes e a previsão é que até o fim deste ano entre em operação comercial”, disse o presidente da CPTM, Pedro Moro.

    Lote

    O consórcio Temoinsa-Sifang venceu a licitação internacional com a apresentação da melhor proposta no valor de R$ 316,7 milhões para a fabricação dos oito trens. A aquisição dessa frota está sendo financiada com recursos do Banco Europeu de Investimento, que disponibilizou € 85 milhões para o Governo do Estado de São Paulo.

    A exemplo das frotas das outras seis linhas da CPTM, os trens chineses têm 170 metros de comprimento, salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna, além de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência.

    As composições também dispõem de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços e reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

    Deixe um comentário