19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

CPTM, Metrô e EMTU terão ações de conscientização sobre o Novembro Azul

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante esse mês para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos – EMTU, CPTM e Metrô – farão uma série de ações para conscientizar os passageiros sobre a importância de cuidar da saúde.

EMTU

Terminal Jabaquara

Na quarta-feira, dia 6 de novembro, agentes do programa Bem Querer Mulher, ligado ao Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, vão estar no Terminal Jabaquara das 10h às 14h, orientando os passageiros sobre prevenção.

As voluntárias também vão falar sobre a importância do incentivo do público feminino ao homem na realização do exame de toque. Além disso, o programa distribuirá folhetos informativos sobre a saúde masculina e laços azuis, símbolo da campanha.

Na sexta-feira, dia 8 de novembro, das 8h30 às 16h, é a vez de os estudantes da Universidade Paulista conversarem com os passageiros do Terminal Jabaquara. Eles vão esclarecer dúvidas e dar orientação sobre os cuidados com a saúde masculina, incluindo a prevenção do câncer de próstata.

Além disso, os passageiros vão receber informações sobre doenças crônicas (hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellittus), e fazer testes de glicemia capilar e aferição de pressão arterial.

Terminal Santo André Leste

Os psicólogos e psicodramatistas da Federação Brasileira de Psicodrama estarão no Terminal Santo André Leste na segunda-feira, dia 11 de novembro, das 10h às 14h. Os passageiros vão receber orientações e poderão participar de esquetes teatrais relacionadas ao tema. Haverá distribuição de material informativo e laços azuis.

CPTM

Estação Itaim Paulista

Na quarta-feira, dia 6 de novembro, das 10h30 às 14h30, quem passar pela Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira, poderá receber orientações sobre a doença. Também serão oferecidos teste de glicemia, aferição de pressão, sessões de quick massage e instruções nutricionais gratuitamente. A ação de saúde é promovida pela Universidade Univeritas, com apoio da CPTM.

Metrô e CPTM

Estação Brás

Especialistas do Centro de Referência em Saúde do Homem vão estar na Estação Brás nos dias 11, 12 e 13 de novembro entre 11h às 15h. Passageiros do Metrô e da CPTM que passarem pelo local vão receber orientações sobre os males da doença, sintomas e fatores de risco. Uma ação importante para estimular a prevenção.

Sobre o câncer de próstata

É o câncer mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele, e é confirmado após uma biópsia, indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue ou no exame de toque, que somente são prescritos a partir de indicação de um urologista.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Por isso a importância dos exames preventivos.

Dentre os sintomas estão: dificuldade de urinar, demora para começar e terminar de urinar, diminuição do jato, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS