EMTU é uma das vencedoras do 23º Concurso Inovação no Setor Público

A iniciativa “Melhores Práticas com Inovação Aberta Metropolitana”, da EMTU, é uma das vencedoras do 23º Concurso Inovação no Setor Público. O resultado foi divulgado na noite de quarta-feira, dia 11 de setembro.

A empresa, vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, competiu na categoria “Inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Estadual e Distrital”, que teve cinco ganhadores. O concurso é organizado pela Escola Nacional de Administração Pública.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • O projeto compila uma série de ações implementadas nos últimos dois anos para modernizar a gestão e melhorar a comunicação com os passageiros dos ônibus metropolitanos.

    Nesse período, a EMTU:

    • Realizou quatro hackathons;
    • Disponibilizou em seu site o monitoramento de quase 6.000 ônibus urbanos em tempo real;
    • Criou um departamento exclusivo para a política de inovação;
    • Abriu o Experimentos em Transporte, segundo laboratório aberto na América Latina com foco em mobilidade.

    O Diretor-Presidente da EMTU, Marco Antônio Assalve, destacou que “a conquista representou um avanço na consolidação de uma cultura de inovação corporativa. Inovação se faz com continuidade e investimento em pessoas. Parabéns a todos os colaboradores que contribuíram para este novo momento da história da empresa”.

    Para Renata Veríssimo, Coordenadora da Assessoria de Parcerias e Inovação, “o reconhecimento pela Escola Nacional de Administração Pública nos dá a certeza de que devemos seguir em frente”.

    A EMTU foi a única representante do Governo do Estado de São Paulo entre os 241 inscritos no Brasil. A empresa também figura entre os poucos exemplos mundiais em prática de inovação aberta e dados governamentais abertos.

    O Assessor do Departamento de Arrecadação, Vinícius de Azevedo e Barros, representou a EMTU durante a avaliação final, realizada na terça-feira, dia 10 de setembro, na sede da Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília.

    As cinco melhores iniciativas de cada categoria serão premiadas durante a 5ª Semana de Inovação, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de novembro no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília.

    Durante a premiação, os vencedores receberão um troféu destinado ao órgão responsável, certificados individuais aos integrantes da equipe executora e parceiros e o direito ao uso do Selo Inovação.

    Sobre o 23º Concurso Inovação no Setor Público

    O concurso é promovido anualmente pela Escola Nacional de Administração Pública, em parceria com o Ministério da Economia, desde 1996.

    Nesta edição, foram 241 inscritos, dos quais 187 foram validados pelo comitê gestor. As iniciativas concorreram em três categorias distintas:

    • “Inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital”;
    • “Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo Federal”;
    • “Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal”.

    Deixe um comentário