Rede social quer engajar passageiros para mudanças no transporte público

Em uma sociedade conectada, ações transformadoras estão surgindo a partir da mobilização popular nas redes sociais. Agora, chegou a vez do transporte público.

O MobSocial é uma rede social recentemente criada para compartilhar experiências no transporte. O aplicativo oferece ferramentas para relatar e fotografar as condições de itinerários feitos a bordo de ônibus, trens e metrô.

A ideia é que passageiros de todas as cidades criem suas contas e possam interagir para ajudar a melhorar o serviço prestado.

Idealizado pela entidade Ferrofrente, o MobSocial disponibiliza os posts de cada passageiro para consulta. Os dados informados vão compor uma série de relatórios, que poderão alimentar iniciativas de incremento e melhorias no transporte público.

“As pessoas que sofrem com um serviço de transporte público de má qualidade têm na rede social uma forma de pressionar as autoridades. Lançamos o MobSocial porque acreditamos que existe um inconformismo que motiva essa ação em prol de um transporte mais humano para todos”, explica o engenheiro José Manoel Fernandes Gonçalves, da Ferrofrente.

Os administradores pretendem ainda promover ações para incentivar a interação e premiar os participantes com mais contribuições para a rede.

O MobSocial pode ser baixado na plataforma Google Play.