Obras de modernização e manutenção alteram intervalo dos trens da CPTM neste fim de semana

Devido às obras de modernização e manutenção neste fim de semana, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, todas as linhas da CPTM terão intervalo maior entre os trens.

No sábado à noite, as obras acontecem nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. No domingo, a Linha 13-Jade opera normalmente com o serviço regular, mas não haverá o serviço Expresso Aeroporto.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Confira a programação e planeje a sua viagem:

Sábado, dia 31 de agosto

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Das 21h até o fim da operação comercial, haverá serviços na via nas proximidades da estação Antonio João. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Das 21h até o fim da operação comercial, os intervalos médios serão de 13 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú para a realização de obras de modernização no sistema de energia entre as estações Osasco e Presidente Altino e Primavera-Interlagos e Grajaú.

Entre as estações Osasco e Presidente Altino a circulação de trens estará interrompida. Dessa forma, será necessário que o passageiro utilize a linha 8-Diamante para percorrer esse trecho.

Domingo, 1º de setembro

Linha 7-Rubi – Extensão (Francisco Morato – Jundiaí)

Das 8h20 às 18h30 serão feitos serviços na via entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Das 9h até às 18h haverá serviços na via na região de Itapevi. Neste período o intervalo médio será de 20 minutos entre as estações Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Obras de modernização do sistema de energia acontecerão em diversos horários e trechos desta linha. Durante todo o período de operação comercial, haverá obras entre as estações Ceasa e Villa Lobos-Jaguaré, enquanto das 4h às 7h prosseguem as obras entre as estações Primavera-Interlagos e Grajaú.

Além disso, entre as estações Socorro e Autódromo as atividades acontecem entre 7h e 16h. A partir das 16h, até o final da operação comercial, as obras são retomadas entre as estações Primavera-Interlagos e Grajaú.

O intervalo médio entre os trens em toda a linha, entre as estações Presidente Altino e Grajaú, será de 24 minutos entre 7h e 16h e de 13 minutos nos demais horários. Não haverá circulação de trens entre as estações Osasco e Presidente Altino na Linha 9-Esmeralda. O passageiro deverá utilizar a Linha 8-Diamante para percorrer esse trecho.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Das 8h às 18h, haverá serviços na via entre as estações Santo André e Capuava. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Durante toda a operação comercial, o intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha por conta de obras de modernização do sistema de energia entre as estações Brás e Corinthians-Itaquera. Também haverá a instalação de borrachões na plataforma 3 da estação Tatuapé e obras de modernização da via entre as estações Mogi das Cruzes e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Das 4h até meia-noite haverá obras de modernização no sistema de energia entre as estações Brás e Tatuapé. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

Linha 13-Jade (Engenheiro Goulart – Aeroporto-Guarulhos)

No domingo, dia 1º de setembro, não haverá viagens do serviço Expresso Aeroporto durante toda a operação comercial.

Desafio

A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos passageiros, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central Atendimento pelo telefone 0800 055 0121.

Deixe um comentário