A Linha 5-Lilás de metrô operou com velocidade reduzida e maior tempo de parada, de Capão Redondo à Chácara Klabin, em razão de falha de sinalização na via, durante a manhã e tarde deste domingo, dia 25 de agosto.
O problema teve início por volta das 6h05, quando no site da concessionária ViaMobilidade, que opera e administra a linha, era informado perda da sinalização de via, em toda a extensão da linha.

Entre 6h26 e 7h25, a operação ficou totalmente paralisada, a concessionária informou para a rádio Band News FM que a operação emergencial de ônibus (Paese) havia sido acionada, entretanto os passageiros relatavam que os ônibus não tinham chegado.
Por volta das 7h43, com a circulação de trens já retomada, a concessionária confirmou para a rádio Band News FM que os ônibus da operação emergencial não tinham chegado.
#SP: de acordo com a ViaMobilidade, os trens voltaram a circular, mas com velocidade reduzida. A empresa admitiu que fez o acionamento dos ônibus da Operação PAESE. No entanto, os coletivos ainda não chegaram.
— Rádio BandNews FM (@radiobandnewsfm) August 25, 2019
A SPTrans chegou a acionar 35 ônibus, como alternativa de transporte aos passageiros, mas por volta de 8h55 a operação emergencial de ônibus foi desativada.
Um pouco antes das 17h50, a falha foi devidamente solucionada e a circulação de trens foi normalizada.

Confira abaixo o comunicado da concessionária ViaMobilidade sobre a falha de sinalização:
“A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô de São Paulo, informa que a linha opera normalmente.
Neste domingo (25), até às 17h46, toda a linha operou com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações devido à danificação de cabos do sistema de sinalização, por conta de tentativa de furto do equipamento na região da estação Campo Limpo. A concessionária já registrou Boletim de Ocorrência.
Para chegar à constatação, houve atuação dos técnicos da ViaMobilidade nos 20,1 km de extensão da linha, com minuciosa vistoria nas duas vias e na parte aérea entre as estações Capão Redondo e Chácara Klabin.
A concessionária esclarece que a vistoria foi realizada com os trens em operação, o que requer uma série de cuidados para não colocar em risco a segurança dos passageiros e dos colaboradores.”
A Linha 5-Lilás liga o Capão Redondo, na Zona Sul, à Chácara Klabin, na Zona Centro-Sul.
Você está na Linha 5-Lilás e deseja enviar alguma informação? Envie sua mensagem, fotos ou vídeos para o nosso Whatsapp (11) 96292-9448.
Direto dos Trens
Para acompanhar a situação em tempo real das linhas do Metrô e da CPTM, acesse a plataforma Direto dos Trens, no site oficial, Twitter ou Telegram.
Mobilidade Sampa
Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?
Então curta nossa página no Facebook.
Siga o @mobilidadesampa no Twitter.
Siga o @mobilidadesampa no Instagram.