20.7 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

ViaMobilidade realiza melhorias no acesso da Estação Capão Redondo

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, realizará uma série de melhorias no acesso da Estação Capão Redondo para facilitar o fluxo de passageiros, atualmente em torno de 100 mil pessoas em dias úteis. Ao término das adequações, a capacidade de absorção do fluxo de passageiros vindos da rua crescerá 40%.

A área de acesso à estação será ampliada em 63%. O número de bloqueios (catracas) terá acréscimo de aproximadamente 40%. Também será implantado um acesso exclusivo para o terminal de ônibus. Ainda como parte da adequação do espaço, as máquinas de autoatendimento e recarga de bilhetes serão reposicionadas.

Construída em 2000, a estação ainda ganhará readequação do calçamento para garantir acessibilidade. A parte lateral, antes uma escadaria, será transformada em uma rampa com ligação direta à área de bloqueios, encurtando o trajeto e facilitando ainda mais o embarque de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Estação Capão Redondo
Imagem: Divulgação/Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Essas ações contribuirão para aumentar a fluidez no embarque e desembarque, especialmente em horários de maior movimentação.

“Estamos priorizando a movimentação dos passageiros e a organização de embarque e desembarque. A nova configuração do acesso, a ampliação do espaço interno e a redistribuição dos equipamentos vão dar mais conforto aos nossos passageiros. Vamos alterar as instalações internas para ter mais eficiência e para oferecer a mais ampla acessibilidade”, explica Francisco Pierrini, presidente da ViaMobilidade.

O projeto de readequação faz parte de uma solução proposta e realizada pela concessionária ViaMobilidade para atender ao expressivo aumento de demanda, especialmente em Capão Redondo. Desde 4 de agosto de 2018, com a inauguração das últimas estações e a conclusão da linha, o número de passageiros transportados aumentou em mais de 90%, de 320 mil para 600 mil.

Estação Capão Redondo
Imagem: Divulgação/Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Durante as intervenções, realizadas em áreas segregadas ou no período noturno, não haverá impacto na operação da linha. A conclusão das melhorias da Estação Capão Redondo está prevista para a primeira quinzena de novembro deste ano.

A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações ao longo de 20 quilômetros, de Capão Redondo à Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz da Linha 1-Azul e na Estação Chácara Klabin da Linha 2-Verde e à Linha 9-Esmeralda da CPTM na Estação Santo Amaro. A implantação da linha foi concluída em abril deste ano com a entrega da Estação Campo Belo.

Estação Capão Redondo
Imagem: Divulgação/Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS