Onde fazer um curso de maquiagem?

63
Curso de maquiagem
Publicidade

Se pensarmos nos melhores maquiadores profissionais do mundo, iremos nos dar conta de que para se tornar um grande Make-up artist não existe um caminho igual para todos.

Muitos deles começaram por acaso, faziam outro trabalho ou iniciaram como ajudante de grandes profissionais do setor. Não existe então uma regra estabelecida para se tornar maquiador mas é claro que para iniciar são necessárias paixão e humildade, bem como, uma boa dose de coragem e ambição que num setor onde tem muita concorrência são fundamentais.

Neste artigo, veremos onde fazer um curso de maquiagem profissional sp e porque é importante fazer uma formação adequada.

A escolha da formação profissional melhor

Se quisermos nos tornar um maquiador ou uma maquiadora profissional o primeiro passo a fazer é escolher onde nos formar ou seja onde fazer um curso de maquiagem profissional. Sem dúvida, esta é uma escolha fundamental para quem se aproxima pela primeira vez neste mundo e por isso vamos dar algumas dicas poderão ajudar na decisão.

As melhores escolas são aquelas que permitem ao aluno de encontrar o seu próprio método através do ensinamento de todas as técnicas e os meios necessários para obter o melhor resultado final, permitindo ao aluno de se tornar um maquiador versátil e capaz de atuar em qualquer situação.

Este aspecto é muito importante porque, embora seja verdade que existem regras à respeitar, é essencial também experimentar novas soluções e novos produtos, os quais mudam e se atualizam constantemente testando a qualidade da formação dos maquiadores. De fato, o make up artist, deve estar sempre disponível a aprender as novidades do setor, se mantendo preparado e atualizado.

Fazer um curso é certamente um bom começo também porque através dele podemos aprender coisas que às vezes são relegadas a um segundo plano mas na realidade são importantes tanto como as técnicas, o equipamento e os produtos. Entre estas destacamos a higiene, ordem e limpeza, que são os três requisitos básicos sem os quais será impossível trabalhar a nível profissional.

Além disso, durante o curso de maquiagem em uma ótima escola o aluno tem a possibilidade de maquiar rostos diferentes, fazendo testes em modelos, e aprendendo, desde o começo, a enfrentar as diferentes dificuldades e exigências que podem ser encontradas durante um ou mais trabalhos.

Outro aspecto que podemos avaliar para a nossa escolha é a oportunidade de colaborações que o curso oferece. Por exemplo, a possibilidade de um estágio fotográfico, que permita durante a parte prática, registrar os trabalhos realizados através de fotos tiradas por um fotógrafo profissional. Assim, o aluno poderá criar, mesmo durante o curso, o próprio portfólio, produzindo materiais úteis que poderão ser mostrados aos futuros clientes.

Das habilidades técnicas às habilidades de comunicação

Um excelente curso obviamente, deverá formar o aluno em todas técnicas para realizar os diferentes tipos de maquiagem. O que destaca um curso de qualquer outro, é a duração do mesmo ou seja o tempo que o professor dedica para cada argumento. Fazer um curso de base com uma carga horária mínima, por exemplo de 8 horas, será um erro ou melhor não será absolutamente suficiente para trabalhar em alto nível.

É muito importante escolher um curso que permita ao aluno de obter todas aquelas habilidades de análise e execução indispensáveis para trabalhar como maquiador profissional, por exemplo: teoria e psicologia das cores, técnicas de color correcting, maquiagem corretiva, anatomia e morfologia, bem como, todas as outras técnicas que permitem valorizar a face de uma cliente usando os produtos mais adequados.

Unidas a estas habilidades técnicas temos um estudo de base da dermatologia e cosmética assim como dos diferentes tipos de produtos para a maquiagem e do equipamento profissional, os quais precisam ser de excelente qualidade, determinando a qualidade do ensinamento e do próprio curso.

Além disso, um bom curso de maquiagem, será capaz de transmitir ao aluno as competências de comunicação e de marketing para ir a frente com o próprio business. Para se tornar um maquiador profissional de sucesso não é preciso somente ser talentoso mas é necessário saber vender seu talento, se destacar nas redes sociais e na web e se diferenciar dos outros.

Os professores

Muito importante para escolher onde fazer um curso de maquiagem, é avaliar a qualidade da formação através das habilidades e da qualidade dos professores. Um bom professor não se reconhece somente pela sua reputação mas principalmente pela atitude e capacidade de transmitir ao aluno as noções necessárias.

São fundamentais as capacidades humanas e de relacionamento. Por isso seria bom se informar com alguem que já fez o curso e que pode nos aconselhar.

O valor

Recomendamos sempre escolher uma escola especializada no setor da beleza e da cosmética. O valor de um curso de maquiagem de ótima qualidade partirá de R$ 1200.

Os cursos com carga horária média de 24 até 100 horas são ideais para quem quer trabalhar a nível profissional privadamente. Ao contrário, para quem quer se especializar, existem algumas escolas que oferecem cursos de especialização que permitem trabalhar como profissional nos setores mais específicos como cinema, moda, jornais, televisão etc…

Entre as escolas presentes no Brasil, destacamos a Escola Nacional de Maquiagem, um dos primeiros centros de formação estética do Brasil que oferece a possibilidade de formar novos profissionais do setor com um Curso de Maquiagem Profissional de alto nível e Master de especialização em maquiagem para noivas além de cinema e publicidade.

Então, já escolheu onde fazer o seu curso de maquiagem? Torne-se um maquiador profissional agora!

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here