20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura de São Paulo, iFood e Loggi selam pacto pela segurança no trânsito

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, assina nesta quinta-feira, 18 de julho, um termo de cooperação com as empresas brasileiras de entrega por aplicativo, iFood e Loggi, com foco em medidas de segurança voltadas para os motociclistas que atuam nessas plataformas.

A iniciativa é resultado de diversas reuniões da atual gestão com representantes de empresas por aplicativos. O objetivo é melhorar a segurança e reduzir o número de acidentes no trânsito envolvendo motociclistas.

As reuniões com a Secretaria de Mobilidade e Transportes aconteceram com as principais empresas do segmento, mas somente iFood e Loggi aceitaram assinar o termo de compromisso com a segurança no trânsito, abrindo frente a este importante processo de conscientização.

Com o termo, as empresas assumiram o compromisso de não realizarem práticas que destinem aos motociclistas valores extras, estabelecidos por meta de entregas a um determinado período de tempo. Os aplicativos de entrega estudam formas de bonificar os motociclistas que mantenham boas práticas de conduta no trânsito.

Além disso, serão criadas campanhas educativas e de segurança destinadas aos entregadores, coordenadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego, que conscientizem sobre medidas fundamentais para segurança no trânsito.

“Estamos em contato permanente com representantes da categoria e dos aplicativos desde o início do ano e vamos fortalecer ainda mais essa parceria. Estamos muito felizes que iFood e Loggi tenham tomado a dianteira e firmado esse termo conosco. Isso nos mostra o quanto o diálogo é essencial para ambas as partes e também reflete o compromisso dessas empresas com o bem-estar da sociedade”, afirma Edson Caram, secretário municipal de Mobilidade e Transportes.

Dentre as principais ações, destaca-se uma parceria para realização e divulgação de cursos de direção defensiva e pilotagem segura para motociclistas que atuam pelos aplicativos. Os treinamentos serão oferecidos pelo Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego, que mantém esse serviço gratuitamente desde 1999.

Também está prevista a criação de um grupo de trabalho para dar continuidade a essas discussões e desenvolver ações com foco em segurança. As medidas devem beneficiar cerca de 60 mil motociclistas que atuam nessas plataformas.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, por exemplo, também proibiu recentemente a circulação de motos na pista expressa da Marginal Pinheiros, no sentido rodovia Castelo Branco, e criou no fim de 2018 a Câmara Temática de Motocicleta, que realiza reuniões mensais.

A Prefeitura de São Paulo atualmente estuda a melhor forma de regulamentar o serviço de entregas por aplicativo na cidade, buscando desenvolver uma legislação moderna, baseada em evidências e que conte com ampla participação da sociedade civil, iniciativa privada e poder público.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS